Obra:
Estádio oficial do Clube Atlético Mineiro, a Arena MRV
Local:
Belo Horizonte, MG
Descrição:
Em 2020, iniciou-se em Belo Horizonte, a construção do estádio oficial do Clube Atlético Mineiro, a Arena MRV. Desde então, os torcedores foram tomados por uma onda de ansiedade e expectativas na espera pela arena que promete comportar até 46 mil pessoas. Com o intuito de garantir ao público uma experiência excepcional, o projeto foi desenvolvido para uma arquitetura personalizada, como o uso das cores preto e branco no design externo, por exemplo. Além do isolamento acústico, específico para que o som permaneça exclusivamente dentro do campo, a obra conta com camarotes, restaurantes e lounges, que também poderão ser utilizados para eventos corporativos. E para que o espaço da Arena MRV fosse ainda mais bem aproveitado, a esplanada foi desenvolvida para o uso da comunidade, que poderá utilizá-la para o lazer.
Ao longo da obra, cerca de 3.000 trabalhadores passaram pelo estádio, e após pouco mais de três anos, sua conclusão está prevista para março/2023.
Desafios:
Devido a sua grandeza e visibilidade, a obra atraiu o olhar de grandes empresas e consequentemente, se tornou muito concorrida.
Uma das principais características dessa obra, é o fato de ser focada no cronograma da execução dos serviços, e por isso, ao longo de seu desenvolvimento, a segurança e o uso de soluções inovadoras sempre foram pautados como cruciais. O cliente precisava executar os serviços de instalação de toda parte elétrica e iluminação do estádio, mas por se tratar de uma cobertura com altura elevada, o local se tornou de difícil acesso. Com a missão de facilitar esse processo, a Orguel, utilizou toda a tecnologia e inovação do Sistema de Acesso Suspenso QuikDeck, evitando um possível atraso no cronograma e aumento de custo do serviço com a montagem de outras soluções.
Junto a esses desafios, a equipe Orguel se deparou com um acesso complexo para montagem de estrutura metálica, e uma alta demanda de pré-moldados e equipamentos.
Soluções:
Para resolução desses desafios, a Orguel também fez a locação de Plataformas Elevatórias; Andaimes e Geradores. O Andaime Fachadeiro e o Andaime Multidirecional Mecanflex, presentes na obra desde o início, foram utilizados para a execução de alvenaria em locais planos; para vencer os desníveis encontrados nas arquibancadas e na execução do guarda-corpo de vidro da cabine de imprensa, respectivamente. Em razão da grande demanda de equipamentos, nossos colaboradores precisaram desenvolver soluções personalizadas para suprir as necessidades da obra, a Engenharia de Aplicação da Orguel teve atuação destacada no fornecimento de projetos e suporte técnico durante toda execução.
Ainda que o QuikDeck tenha sido fundamental para o cumprimento de prazos, sem dúvidas sua maior contribuição para a obra foi a segurança para os trabalhos realizados em altura, bem como produtividade elevada. O restante dos equipamentos, como a Fôrma Ideal, que foi utilizada na primeira etapa para execução dos blocos de fundação da obra, e as plataformas elevatórias, que auxiliaram na montagem de pré-moldados, instalação de ar-condicionado e estrutura da faixada, também fizeram toda a diferença ao longo do processo, sendo entregues com excelência para execução dos serviços. A participação da Orguel na construção da Arena MRV tem sido também uma oportunidade para explorar o segmento esportivo, sendo um verdadeiro case de sucesso para a companhia!
Fotos: