OBRA:
Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves
LOCAL:
Belo Horizonte – MG
Desafio Técnico:
A Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves em Belo Horizonte – MG, é uma obra projetada pelo renomado arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. O próprio arquiteto afirma: “A audácia de sua estrutura – quatro colunas a sustentarem o edifício. Um exemplo da arquitetura a se integrar corajosamente à técnica mais apurada que o concreto pode exibir”. Com essas palavras de Niemeyer, vemos a grandeza e a importância desse projeto.
Solução Utilizada:
Para que tudo saísse como planejado, foi necessário parceiros de peso nesse projeto. A ROHR foi uma das escolhidas, sendo responsável pelo fornecimento de 1.862,60 toneladas de equipamentos junto a soluções de engenharia e suporte técnico.
Para execução dos blocos da fundação, cortinas, muros, pilares do subsolo e paredes do auditório (parte inferior), foi escolhido por nossa equipe de projeto o sistema de fôrma HAND-E-FORM devido à sua adaptabilidade, qualidade dada ao concreto e sua facilidade de montagem, obtendo custos reduzidos de mão de obra, e dispensando a necessidade de guindaste ou grua para içar os painéis.
Para execução dos quatro pilares de sustentação que se abrem e compõem os 2 pórticos, a caixa da escada, as paredes laterais do Palácio e as paredes da cobertura do Auditório JK, a nossa equipe técnica optou pelo sistema de fôrma mista (longarina metálica e HT20), em função das grandes áreas de concreto dessas estruturas e elevada camada de concretagem.
Esse sistema é montado no solo e içado por meio de guindaste ou grua, gerando assim alta
produtividade para as obras.
Para facilitar os trabalhos, foi elaborada na obra uma maquete do pilar em escala. Dessa forma ficou mais fácil elaborar e verificar se os projetos das cambotas estavam ok.
O sistema adotado para o pilar foi o trepante convencional com fôrma mista de duas caras. Para as fôrmas do auditório e do Palácio, havia a necessidade de aumentar a produção (M.O.) com acabamento de concreto aparente. Para isso, foram introduzidos grandes módulos de painéis em fôrma mista ROHR. Assim atendeu-se a ambas solicitações.
Foi escolhido por nossa equipe técnica o equipamento ETEM ROHR para o cimbramento dos pórticos de sustentação do Palácio e do Heliponto, pois é um sistema perfeito para cimbramento de lajes e vigas de médio e grande porte, portanto, ideal para essa obra.
sistema ETEM ROHR possui montagem de simples execução e alta produtividade e com a possibilidade de se obter torres isoladas ou múltiplas torres, interligadas com tubo e acoplamentos, garantindo então a estabilidade do conjunto.
Para o cimbramento do Auditório JK, a nossa equipe técnica optou pelo equipamento tubular convencional devido à complexidade da geometria da obra. Por conta da curvatura da laje da cobertura, cada poste do cimbramento tinha alturas diferentes e também incidia esforços horizontais nesses elementos. Com a versatilidade do equipamento tubular convencional , conseguimos combater todos os esforços verticais e horizontais e também obter as cotas necessárias para confecção das fôrmas das lajes.
Para a montagem de escadas de acesso e de andaimes diversos e para atender toda a obra, a nossa equipe de projeto elegeu o equipamento multidirecional Kibloc, que é um sistema de última geração de engate instantâneo autobloqueante com 8 direções. É o único sistema multidirecional que apresenta essas qualidades, permitindo projetar e executar inumeráveis tipos de estruturas.
Cada solução, cada equipamento e cada material utilizado na obra da Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves contribuiu para o resultado final da construção. A ROHR se alegra em contar essa história lembrando com muito apresso de todos os desafios vencidos.
Equipamentos utilizados:
• Fôrma Mista (longarina metálica e HT20)
• ETEM ROHR – CIMBRAMENTO
• Equipamento Tubular Convencional
• Equipamento Multidirecional Kibloc