Avenida Fagundes Filho, 145 – Sala 28
São Paulo/SP CEP: 04304-010

Cases : CASE ASSOCIADO ABRASFE

OBRA:

Revitalização do Teatrão

LOCAL:

São José dos Campos, Brasil

O Projeto:

Inaugurado em 27 de março de 1977, para ser a casa das artes e o centro de convenções que a cidade de São José dos Campos necessitava, o Teatrão nasceu de um projeto ousado.  O local foi idealizado pelo arquiteto Luiz Erasmo de Moreira, na gestão do então prefeito Sérgio Sobral de Oliveira.

Com uma área de 74 mil m², o Novo Teatrão, como também é chamado, foi repassado ao São José Esporte Clube em 1981, como incentivo ao time de futebol, sob a condição de manter o local preservado e em funcionamento para usufruto da população da região.

Após alguns anos, verificou-se a necessidade de reformar o Teatrão, para que sua estrutura fosse melhor aproveitada. Nesse contexto, as obras foram iniciadas em outubro de 2015, pautadas em um projeto que contempla um Centro de Ciências, uma pista de caminhada, um ginásio multiuso com capacidade de 4.500 pessoas, um espaço para a prática de esportes individuais como judô, jiu-jitsu, kick boxing, capoeira, tênis de mesa e xadrez. O pavimento térreo é palco de uma exposição permanente sobre pré-história, com réplicas dos dinossauros que já viveram em terras brasileiras, já o primeiro pavimento é dedicado a exposições temporárias, enquanto o segundo pavimento conta com um auditório e laboratórios.  A torre da Casa do Saber abriga um mirante 360°, de onde é possível admirar a Serra da Mantiqueira e a paisagem urbana da cidade. Logo acima do mirante, um planetário com capacidade para 40 pessoas à disposição dos visitantes.  O   Teatrão foi rebatizado de Casa do Saber “Marechal Aviador Casemiro Montenegro Filho”. O entorno do edifício recebe o nome de Parque Maestro Sérgio Weiss.

Demanda:

Nesse empreendimento, coube à Orguel elaborar uma solução customizada de escoramento metálico, com a função de acompanhar a evolução da Torre do Centro de Ciências.  A estrutura da torre possui 7 pavimentos, atingindo altura total de 24 metros, medidos do solo até o topo da laje do último pavimento. A execução contou também com o auxílio de andaimes externos que acompanharam a evolução estrutural da torre, sendo utilizados para a execução do fechamento de alvenaria de vedação até atingir aproximadamente o fundo do 6º pavimento com uma altura aproximada de 18 metros.

Desafio:

O grande desafio técnico dessa obra foi dimensionar um sistema de escoramento com cerca de 19 metros de altura e geometria circular de 360° sem desmontar os andaimes que foram subindo com a evolução da obra para o fechamento da alvenaria do corpo da torre, tornando uma grande interferência já que por motivos diversos, decidiu-se que que não seria possível desmontar os andaimes. O escoramento realizado foi projetado para escorar as vigas em mísula com uma altura em sua maior dimensão de 3,05 metros, escorar as lajes do fundo da cúpula e vencer as interferências dos andaimes.

Solução:

Desenvolver projetos técnicos audaciosos, que atendam às minúcias do projeto do cliente é um dos diferenciais da Orguel, como no caso do Teatrão. Nessa obra, a Orguel propôs um sistema de escoramento metálico composto por torres, vigas metálicas e acessórios do Andaime Multidirecional Mecanflex.  Entre outras vantagens, o Mecanflex permite a montagem de estruturas suspensas e em balanço com total estabilidade.  Além disso, cerca de 400 m² de Andaime Fachadeiro foram empregados na fase de acabamento da fachada, além de serem aplicados como plataformas elevatórias para a fixação do telhado metálico. A solução foi utilizada para escorar a maior parte do fundo da cúpula da edificação, de quase 20 metros de altura.

 Responsáveis:

 O Teatrão é mais que uma simples edificação incrustada na cidade de São José dos Campos. É uma referência artística e cultural que ficará para a posteridade. Para a Orguel, participar de sua reforma, é uma maneira de somar ainda mais expertise a uma história que começou há 55 anos. Dois profissionais, que atuam na Unidade São José dos Campos, diretamente ligados ao projeto, relatam os desafios vivenciados em campo:

 Danilo Abranches Antunes – Técnico de Projetos

“O Teatrão representa um legado cultural e esportivo para os cidadãos de São José dos Campos e fazer parte do seu projeto de reforma me trouxe uma grande satisfação pessoal e profissional. O pé direito bastante elevado do Teatrão repercutiu no desenvolvimento de uma solução única pela Orguel e o acompanhamento full time da equipe de montagem e de acompanhamento técnico das equipes. Com certeza, foram grandes os desafios, mas ainda maior a satisfação de vencer cada etapa do projeto.”

 Walter Peixoto – Consultor Comercial

“Um dos projetos mais audaciosos que já participei. Tenho a certeza de que a presença da Orguel ficará registrada na história do Teatrão, por todos os desafios vencidos, pelas muitas horas de cálculos, pelo criterioso estudo da planta, pela quantidade de material disponibilizado, pelo dinamismo da nossa equipe e, sobretudo, pelo conhecimento adquirido. Experiência inigualável!”

Finalização:

Desenvolver soluções customizadas que atendam às especificidades dos clientes está no DNA da Orguel. O Teatrão é mais uma grande obra que chancela a expertise da Orguel em grandes projetos pelo Brasil.

 Veja fotos obra:

fotos_CASE