OBRA:
SILOS GRANELEIROS GEMINADOS
LOCAL:
Caxias do Sul
Figura 1 – Localização
DESAFIO TÉCNICO:
Para o deslizamento destes 9 silos e das 4 Intercélulas, foram necessários aproximadamente 450,00 metros de fôrmas deslizantes TEMEC, todas elas equipadas com seus devidos equipamentos hidráulicos, plataformas de trabalho possuindo dois níveis: o primeiro nível é chamado de Andaime de Serviço e é utilizado pela equipe de concreto e armação; já o segundo nível é chamado de Andaime de acabamento e é utilizado pela equipe de concreto responsável pelo acabamento da face recém deslizada(Imagem abaixo).
Figura 3 – Montagem das Fôrmas Deslizantes TEMEC
Quanto ao lançamento de concreto, adotou-se a utilização de uma bomba estacionária com aproximadamente 200,0 metros de tubulação, que eram conectadas à medida que cada camada de 0,25 metros de concreto era preenchida na fôrma. Assim, atingiu-se uma produção estimada de 0,17 m/hora, com um total de 12 dias de deslizamento ininterruptos.
Figura 4 – Detalhe do posicionamento da Bomba Estacionária e Lançamento do concreto na fôrma.
Devido à altura da estrutura, um dos itens principais a serem analisados neste deslizamento é a segurança. Neste ponto, a TEMEC adota a utilização de guarda corpo tubular, constituído por 3 linhas de tubos com abraçadeiras fixas. Com isso, os 9 Silos foram deslizados em segurança, e com a garantia que nenhuma junta fria fosse criada na estrutura devido ao deslizamento contínuo. Outro ponto importante é que, após o deslizamento e a desmontagem das fôrmas, o acabamento da estrutura está pronto e perfeito, eliminando a necessidade de montagem de torres de andaime com 40 metros para este fim.
Figura 5 – Vista ao entardecer do deslizamento.