Avenida Fagundes Filho, 145 – Sala 28
São Paulo/SP CEP: 04304-010

Cases : CASE ASSOCIADO ABRASFE

Obra:

Ponte Brasil – Paraguai

Local:

Foz do Iguaçu

 O desafio:

O trabalho começou em março de 2021 e irá interligar Porto Meira, bairro de Foz do Iguaçu, até a cidade de Presidente Franco, no Paraguai, com 760 metros de comprimento e um vão livre de 470 metros – o maior da América Latina até então.

Os desafios a serem enfrentados contam com a geometria do mastro, em formato Y invertido, sem ancoragem das gravatas na área onde o mastro está com duas pernas, além de inclinações em todos os sentidos. Um ambiente de intempéries, com ventos que podem chegar a 162 km/h; dilatação térmica, devido à grande amplitude de temperatura local; e movimentação do tabuleiro, na ordem de 400 mm ao longo do eixo longitudinal, em função da retração e expansão da estrutura. Como, então, ancorar um elevador cremalheira de 110 metros para acesso aos estais no mastro principal, com o desafio de ancorá-lo ao centro e ao mesmo tempo permitir a passagem do equipamento de lançamento e das aduelas metálicas?

Solução:

Foi necessário considerar um gabarito no tabuleiro com 13m de altura, vencendo um vão de 20 m para permitir as operações simultâneas.

A possibilidade da montagem deste elevador foi um dos maiores desafios aceitos pela ROHR e sua equipe de engenheiros. Um pacote de soluções, a concepção de um pórtico de estruturas metálicas diferenciado para atender ao gabarito de passagem, com todos os projetos executivos, sendo dimensionado e detalhado, incluindo a fabricação própria das estruturas metálicas e a execução da montagem e desmontagem pela equipe.

A única empresa que não apenas acreditou que era possível, mas apresentou um modelo exequível e completo, implantando uma solução diferenciada e trazendo produtos comprovadamente testados em obra. Uma série de inovações projetadas, desenvolvidas e fabricadas pela ROHR.

Fotos:

 

Video: