OBRA:
Usina hidrelétrica de BELO MONTE
LOCAL:
Altamira/Pará
DESAFIO TÉCNICO:
Em função de sua grandeza, a obra foi dividida em quatro grandes sítios. São eles: Belo Monte, Sítio Pimental, Sítio Canais e Sítio Bela Vista. Cada um desses sítios, com as suas particularidades, apresentou seus próprios desafios, demandando novas soluções e adequações técnicas nas diversas fases construtivas. Com os sistemas de fôrma e cimbramento não foi diferente. Cada sítio exigiu uma adequação e criação de novas soluções para atender de forma segura, prática e dentro do cronograma de obras as necessidades do projeto.
SOLUÇÃO:
A responsabilidade de atender uma das mais importantes obras do Brasil fez com que a ROHR se colocasse diante de estudos intensos, com soluções ousadas e, até então, inéditas. O sucesso foi possível graças à experiência e árduo trabalho em equipe realizado sempre em conjunto com o consórcio construtor, buscando as melhores soluções
para os mais diversos problemas.
Foram utilizados vários materiais, como fôrmas convencionais metálicas, sistema de fôrmas trepantes ROHR-FAT (para estruturas como pilares), escoras, cimbramento ETEM, multidirecional Kibloc, etc. Dentre as várias soluções e materiais empregados na obra e nos sítios, alguns se destacaram pela inovação, força e velocidade de execução. Assim, podemos destacar três soluções dentre todas as executadas, pois exemplificam bem a inovação para os grandes desafios apresentados. São elas:
1- Mega Mesa Voadora
2- Sistema de Fôrma para Jusante
3- Lançamento de vigas
MEGA MESA VOADORA
Aqui, o destaque foi a utilização de um sistema de Mesa Voadora com torres ETEM altas e com grande capacidade de cargas nos montantes para a concretagem da casa de força. Os dispositivos mecânicos de grande capacidade fornecidos pelo consórcio construtor na obra viabilizaram a criação da Mega Mesa.
A Mega Mesa Voadora possibilitou o transporte vertical (içamento) e horizontal com um diferencial em capacidade de carga por montante. Os ganhos na redução da mão de obra de montagem e desmontagem, assim como a grande capacidade de carga, desbancaram outros sistemas construtivos mais leves que não ofereciam a mesma segurança do
sistema proposto pela ROHR em parceria com o consórcio construtor.
Foram montadas 14 Mega Mesas Voadoras compostas por módulos com 6 torres ETEM, cada torre com capacidade de carga de 26 ton. A utilização da Mega Mesa Voadora proporcionou ao consórcio construtor uma redução no cronograma de obra em 15 dias, inovando, agilizando processos e, principalmente, economizando.
LANÇAMENTO DE VIGAS
O lançamento de vigas com 45 m de comprimento e 120 ton. não é algo novo para a ROHR, líder de mercado nesse segmento. O desafio nesse caso foi adequar o sistema às necessidades do cliente e às particularidades da obra.
Foram ao todo lançadas 75 vigas. Para isso, foi elaborado e fabricado um dispositivo para o afastamento do binário e apoio do conjunto que dá suporte à treliça. Tornou-se necessário o desenvolvimento e fabricação de módulos capazes de movimentar o binário até a posição correta do sistema.
MÓDULO DE FÔRMA PARA JUSANTE
A utilização de um sistema de fôrma adequado à jusante da obra proporcionou: redução da mão de obra, redução de cronograma e alta qualidade do concreto acabado. Essas foram as premissas analisadas pela ROHR para a elaboração do módulo de fôrmas para a jusante da barragem nos sítios de Belo Monte e Pimental. As fôrmas ROHR-FA trouxeram, além das vantagens acima mencionadas, uma quantidade de reaproveitamento superior ao esperado devido à utilização de compensado importado na fôrma, diminuindo ainda mais o
custo do m3 de concreto aplicado, aumentando os ganhos do consórcio construtor.
O sistema previa movimentação vertical e horizontal com içamento dos módulos, reduzindo a mão de obra com montagem e desmontagem da fôrma.