Avenida Fagundes Filho, 145 – Sala 28
São Paulo/SP CEP: 04304-010

Cases : CASE ASSOCIADO ABRASFE

Obra:

Duplicação da Rodovia BR 280 – SC

Local:

São Francisco do Sul  – SC

Cliente:

CETENCO

A BR-280 é uma rodovia federal no estado catarinense, que tem início na cidade de São Francisco do Sul e término na cidade Dionísio Cerqueira, na fronteira com a Argentina, sua extensão total é de aproximadamente 634,1 km.

Descrição:

Denominada Rodovia Governador Luiz Henrique da Silveira, a rodovia é muito importante na região para o escoamento das safras agrícolas e produtos industrializados, sobretudo, para o Porto de São Francisco do Sul (SC).

Em abril de 2018, o DNIT deu início às obras de duplicação de 74 km da BR-280, entre São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul. O projeto prevê mudança no seu traçado, que deixará de passar pelo perímetro urbano central de Jaraguá do Sul, melhorando assim o tráfego na região.

Solução:

Dividido em 3 lotes, a ULMA está participando deste importante projeto, que possui 2 túneis, com aproximadamente 1km de extensão e 13,8 m de largura e 9,3m de largura, onde para a execução de seus revestimentos na abóboda do túnel, está sendo utilizado um Carro Móvel MK, sistema que une a fôrma e escoramento num único equipamento, além de ser movido sobre trilhos por dentro do túnel para a próxima área de execução, juntamente com um Andaime Multidirecional BRIO, para os acessos aos trabalhos de armação e ajustes. Além disso, a Fôrma COMAIN também está solucionando alguns trechos de revestimento monoface das paredes do túnel, com concretagens de até 4,2m de altura em uma única etapa.

A ULMA mais uma vez demonstra toda sua expertise e soluções técnicas inovadoras para obras de infraestrutura de grande complexidade.

Sistemas utilizados

Sistema de fôrma para túneis MK, composto por um leve carro móvel que soluciona tanto o suporte da estrutura, como a fôrma. Desenvolvido para o mercado de infraestrutura, especificamente para construção de túneis escavados, de até 1 km de largura: estações de metro, conexões entre túneis, galerias hidráulicas, etc.

Baseado no sistema MK, o carro foi projetado para a realização de montagens de grande capacidade de carga e versatilidade. Quase todos os componentes são padrão e locáveis, que permite oferecer soluções econômicas e produtivas. Além disso, cumpre todos os requisitos de segurança, com plataformas de trabalho, acessos e outros elementos integrados.

Andaime Multidirecional BRIO

O andaime de acesso temporário BRIO permitem o acesso a qualquer local da obra, a passagem de pedestres em espaços públicos, além de facilitar a evacuação em caso de emergência.

O andaime ideal para diversos canteiros de obras: novas construção, restauração ou construção pesada.

O andaime de acessos temporários BRIO, é baseado no andaime multidirecional, que oferece todas as garantias necessárias em matéria de segurança (andaime fachadeiro certificado pelas normas europeias EN 12810-1 / 2 e EN 12811-1 / 2/3), soluções de geometria, rigidez e capacidades de carga.

Fôrma COMAIN

O sistema COMAIN é uma fôrma para concreto leve para executar paredes, vigas, fundações e sapatas. Manuseada por um só trabalhador, sem a necessidades de grua.

Fôrma portátil para fundações, paredes, pilares e vigas com ampla gama de painéis, que possibilita executar diversas estruturas de concreto.

Prática, simples e leve proporciona excelente produtividade em obra.

Fotos: