Avenida Fagundes Filho, 145 – Sala 28
São Paulo/SP CEP: 04304-010

Cases : CASE ASSOCIADO ABRASFE

Obra:

BRT Salvador – Trecho 01

Cliente:

Camargo Correa Infra

Local:

Salvador – BA

Desafio:

Um dos problemas encontrados em grandes centros urbanos, é a questão da mobilidade urbana. A maior parte dos cidadãos que residem ou trabalham próximo aos centros urbanos é afetada diariamente com a perda de tempo na fila no trânsito de veículos. Pensando na resolução e melhoria deste problema em uma das áreas mais movimentadas de Salvador, ligando os principais polos econômicos da cidade: o centro e a região do Iguatemi, a prefeitura de Salvador resolveu implantar o BRT (Bus Rapid Transit), que consiste em um modal de transporte ágil e rápido (tráfego de transporte público em vias exclusivas e segregadas).

Por se tratar de uma obra de melhoria, o tráfego de veículos e pessoas nos locais não poderiam ser interrompidos, o que exige um projeto de alta complexidade e execução de forma minuciosa.

Para desenvolver e viabilizar este importante e desafiador projeto da Engenharia Nacional, foi muito importante o papel da Mills Solaris que atuou no fornecimento de Soluções de Engenharia agregando valor ao projeto de nosso cliente com segurança, criatividade e economia.

Imagem 1: Esquema geral da obra do BRT de Salvador (trechos 01 e 02).

Solução:

Foi atendido pela Mills Solaris o Trecho 01, que corresponde a 2,9km de extensão contemplando sete obras de arte (sobre vias públicas existentes), vias expressas, ciclovia e estações BRT. Desde os primeiros estudos e reuniões estivemos atentos as características da obra para entender as necessidades do empreendimento, que certamente exigiria soluções diferenciadas especialmente para o Elevado 01, que continha um vão em caixão perdido, moldado in loco sobre a Avenida Antonio Carlos Magalhães.

Iniciamos a fase da viabilidade técnica com grande integração e alinhamento junto ao cliente, a Camargo Corrêa Infra, e ao projetista (Enescil) desenvolvendo em conjunto soluções para as mais complexas situações, buscando sempre superar suas expectativas.

A Mills Solaris participou desde o início com soluções que trouxeram produtividade e agilidade à obra. Na fase da execução dos pilares dos viadutos e elevados foi utilizado o sistema de formas circulares, já na fase de execução das travessas foi utilizado o sistema de escoramento apoiado em perfis metálicos de alta resistência em “block out”, dispensando a utilização e apoio de torres metálicas na marginal do rio (vide imagem 2), agregando economia ao cliente em execução de infraestrutura para apoio das torres.

  

Imagem 2: Execução dos pilares com formas circulares e escoramento das travessas.

Para execução do Elevado 01 (viaduto em curva), especificamente no trecho mais complexo da obra, que era sobre a Avenida Antonio Carlos Magalhães, encontramos um grande desafio para cimbramento do vão 02. Foi limitado pela prefeitura um gabarito de 5,00m de altura de vão livre sobre a via pública (que continuou em operação). Adotamos um sistema de escoramento suspenso (vide imagens 3 e 4), com Treliças M-150 Mills Solaris, um equipamento desenvolvido especialmente para situações complexas, ideal vencer grandes vãos, altas capacidades de carga e o único no mercado que absorve momento negativo. As Treliças M-150 foram apoiadas em perfis metálicos e torres dos equipamentos: Sistema Modular Mills (SM), um equipamento que absorve grandes capacidades de carga e ideal para geometrias complexas e Alumills, um sistema leve em alumínio e que garante alta resistência de carga.

Imagem 3: Cimbramento suspenso do Vão 02 – Elevado 01.

Imagem 4: Cimbramento suspenso do Vão 02 – Elevado 01.

O vão possui 35 metros de comprimento e o peso da estrutura era de 450 toneladas. Como o cimbramento foi feito de forma suspensa, todo o assoalho foi sustentado por vigas metálicas e barras atirantadas. Para garantir a segurança técnica e agir de forma minuciosa durante a execução do viaduto, o corpo de engenheiros técnicos da Mills Solaris desenvolveu esta solução diferenciada e garantiu via softwares de cálculo (vide imagem 5) a verificação de todos os detalhes pertinentes ao projeto, viabilizando o atendimento, afirmando segurança e atendendo além das exigências e expectativas de nosso cliente.

Imagem 5: Verificação estrutural das Treliças sustentando Barras atirantadas e assoalho e Torres Mills Solaris.

Para garantir o acesso seguro dos colaboradores e garantir o abastecimento de alguns materiais ao Elevado 01 foi projetado um sistema de passarela metálica sobre a via pública, ao lado do cimbramento pendurado, com Treliças M-150, apoiadas em torres de aço altamente resistentes de Millstour, assoalho em vigas de alumínio e acesso com Escada Mills, a mais versátil e segura do mercado (vide imagem 6).

Imagem 6: Passarela de acesso à obra com sistema de Treliças, Torres e Escada de Acesso Mills Solaris.

Os demais viadutos deste magnífico projeto foram desenvolvidos em vigas pré-moldadas, o qual participamos da execução de toda infraestrutura e mesoestrutura, além de executar o cimbramento de abas com torres metálicas em Millstour apoiadas em solo e via solução diferenciada para cimbramento pendurado em barras atirantadas e vigamento metálico nas situações onde estávamos sobre a via pública (vide imagem 7).

Imagem 7: Cimbramento de abas com Torres Metálicas e Cimbramento pendurado.

Para finalizar e garantir o completo atendimento com as soluções Mills Solaris, fornecemos painéis SL-200 (New Jersey) elaborados especificamente para execução do guarda rodas. Painéis de fácil aplicação, movimentação e montagem, cofiando um excelente acabamento a geometria concretada.

Para este grande desafio, transparece o esforço e desafio diário das pessoas que de alguma forma se dedicaram ao projeto. Apenas com relações construídas com uma sólida confiança e capacitação é possível juntos atingirmos nossos objetivos em um projeto deste porte. Sem todo o alinhamento e parceria com a Camargo Corrêa Infra, Enescil Projetos e nossos colaboradores das áreas de Logística, Operações, Comercial, Projetos, Engenharia e também a toda a equipe de BackOffice, sem o esforço de cada pessoa, não conseguiríamos alcançar este resultado.

Um caminho de sucesso é traduzido através de capítulos como estes, nossa equipe se orgulha de participar de mais este projeto muito importante para a infraestrutura nacional.

Muito obrigado e contem conosco para os próximos desafios.

Um grande abraço!

Ricardo Gusmão

Fontes:

Fotos da obra: Colaboradores Mills Solaris e Cliente.

Informações gerais da obra https://brt.salvador.ba.gov.br/