Obra:
Recuperação e reforço estrutural – Viaduto Oswaldo Cruz
Local:
Rio de Janeiro – RJ
Descrição da obra:
O projeto consiste na recuperação e reforço estrutural de um viaduto existente com tráfego intenso e que não poderia ser interditado para execução da obra.
Desafio:
O desafio foi garantir o acesso seguro aos operários para os serviços de recuperação estrutural e também garantir os gabaritos para rodovias (Linha Vermelha) que passam por baixo da obra, que continuaram com trânsito intenso e também acesso aos serviços na região sobre o rio.
Solução:
“A PERI Brasil executou uma solução mista com aplicação de andaimes PERI UP em trechos suspensos e trechos apoiados ao piso com escadas em locais estratégicos permitindo a mobilização segura da obra com aproximadamente 5.500,00m². Os andaimes suspensos garantiram acesso seguro aos colaboradores da obra, não interferindo no trânsito de veículos sob e sobre o viaduto”
Sistemas utilizados:
Andaime PERI UP:
É composto por postes UVR / UVH com rosetas espaçadas a cada 50 cm, travessas de diversas dimensões e diagonais verticais e horizontais. O sistema de rosetas do PERI UP permite o encaixe de até oito elementos em um mesmo “nó”, além de possibilitar a montagem multidirecional a uma angulação de até 45° de forma fácil e rígida.
As rosetas possuem um formato especial não permitindo que os postes “rolem” ao serem posicionados verticalmente ou horizontalmente. Os contraventamentos / travessas são classificados em UH+ / UHV e atendem as medidas de 25cm a 300cm e 150cm a 300cm, respectivamente. Estas últimas aplicadas quando há necessidade de suporte a cargas elevadas, já que possuem treliça inferior aumentando a área de aço contribuindo para maior resistência a flexão e menor deformação quando submetidas a esforços pontuais ou distribuídos (admitindo cargas de até 12,60kN ou 19,80kN/m). Além de contraventar os postes reduzindo ou aumentando seus comprimentos de flambagens as travessas UH+ / UHV são responsáveis por receber as cargas dos Decks/Plataformas UDI / UDG distribuindo-os aos postes, para que os mesmos transmitam os esforços aos apoios. As travessas são fixadas as rosetas dos postes UVR / UVH apenas com o peso dos mesmos através da força da gravidade. Este sistema autotravante é chamado Gravity Lock. O formato retangular das travessas contribui para que as mesmas sejam acondicionadas de forma segura impossibilitando o rolamento.
Os Decks/Plataformas UDI / UDG são compostos por chapas antiderrapantes com comprimentos de 25 cm a 300 cm, largura padrão de 25 cm admitindo cargas de 3kN/m² a 6kN/m² sem deformação aparente. O travamento dos Decks/Plataformas UDI / UDG é efetuado através de alças laterais, que auxiliam no transporte/montagem. Estes travamentos também são efetuados através do sistema de travamento Gravity Lock.
O andaime PERI UP conta ainda com opções de diagonais verticais standards UBL / UBK e diagonais horizontais standards UBH Flex. As diagonais verticais são responsáveis pela transmissão dos esforços horizontais as travessas e postes que por sua vez transmitem as fixações nas estruturas existentes ou apoios. A diagonal UBK possui em suas duas extremidades rótulas que permitem a montagens de andaimes em balanço, com transmissão de esforços aos postes UVR / UVH. As diagonais horizontais além de contribuir para o esquadro das montagens em seu início, possuem a função de combate as deformações locais dos andaimes evitando que o mesmo sofra torção em montagens muito esbeltas, juntamente com os decks UDI / UDG que também contribuem para esta finalidade.
O Andaime PERI UP possui uma vasta gama de acessórios aplicados para diversas finalidades, em sua maioria para permitir desvios nos andaimes em situações de interferências em estruturas físicas, tubulações, ETC.