Avenida Fagundes Filho, 145 – Sala 28
São Paulo/SP CEP: 04304-010

Cases : CASE ASSOCIADO ABRASFE

Obra:

Ponte sobre o Rio Iguaçu

Local:

São José dos Pinhais, Paraná

Cliente:

VIAPLAN Engenharia

O projeto:

O projeto consiste na construção de duas pontes em concreto armado no Canal Extravasor no Rio Iguaçu e Rio Iraí, além de obras de drenagem, calçamento, sinalização, iluminação pública, entre outras ações complementares. A obra contribuirá para a valorização da região e a melhorar a mobilidade urbana do bairro. A obra, que possui um investimento total de R$ 11.716.820,57, viabilizado por meio do Programa Cidades da Caixa Econômica Federal, conta com 142 toneladas de equipamentos SH.

‘’Obras que utilizam Treliças sempre são obras que exigem um corpo técnico bem preparado e com experiência. Nesse caso em especifico além da utilização da treliça, para vencer o vão do rio, outros pontos críticos foram os apoios das treliças que se encontravam praticamente dentro do rio. Foram necessárias execuções das bases de concreto para que houvesse um apoio com segurança, e para isso informamos as reações atuantes reagentes nos apoios para execução das bases. Para melhor distribuição nos apoios foram utilizados perfis “W” com 12
metros de comprimento de grande inercia. ’’ contou Rubens Dezasso, Especialista Técnico da Unidade SH São Paulo.

Soluções utilizadas:

Perfis Metálicos que atuam como apoio a Treliças SH 300
Treliça para vãos de até 30m, com momento admissível de 150 tf. Esta treliça oferece ajuste da contraflecha e possibilidade de trabalhar com momento negativo, por exemplo, em situações hiperestáticas e em balanço.

Escoramento com Perfis C7,5 e C12
O Perfil C7,5 é usado como perfil secundário. Serve para barroteamento do fundo das vigas e compensado das lajes. Em caso de lajes ou vigas leves, o Perfil C7,5 também poderá ser usado como primário. Com variados comprimentos e alta resistência, o Perfil C12 é indicado como perfil primário.

Fotos da obra: