Versátil implementa uso de QR Code para projetos de engenharia
A Versátil Andaimes e Escoramentos implementou neste ano o uso de QR Code para os projetos de engenharia de escoramento metálico em obras da construção civil. A medida elimina o uso de papel ao excluir a necessidade de impressão do projeto, normalmente realizado em folha A1 de 59,4 por 84,1 centímetros. Com o QR Code, código de barras bidimensional, o detalhamento técnico do escoramento é armazenado digitalmente na ‘nuvem’ e as construtoras e incorporadoras têm acesso ao escanear uma imagem.
O objetivo da iniciativa foi dar agilidade ao envio dos projetos da equipe de engenharia aos clientes da empresa e evitar o desperdício de papel. “Nós imprimíamos cerca de três folhas A1 para cada cliente porque há a necessidade de revisões das projeções. Na versão impressa, o projeto demorava até três dias para sair da nossa Engenharia até a mão do engenheiro responsável pela obra porque o arquivo precisa ir até a gráfica, ser impresso e ser entregue fisicamente ao cliente. Com as revisões, este vai e vem de papel estende-se por até 20 a 30 dias. Com o QR Code, em poucos minutos o projeto de escoramento está no whatsapp ou no e-mail do responsável.”, declarou o diretor de Operações da Versátil, Adriano Greca.
A medida foi testada com alguns clientes do Paraná e de Santa Catarina e teve boa aceitação. O uso do QR Code nos projetos de escoramento da Versátil dá agilidade e rapidez nas revisões e facilita o acesso das informações na obra. Além disso, há ganhos ambientais. Se aplicado a todos os clientes da empresa, o uso do QR Code pode economizar anualmente cerca de 3,2 mil impressões em A1, o que é equivalente a 161 kg de papel que deixariam de ser utilizados anualmente.
A empresa
A Versátil Andaimes e Escoramentos foi fundada em 1987 em Curitiba para fazer a locação de andaimes para construção civil com diferenciais desde o início: atendimento próximo e agilidade. Hoje, possuiu seis unidades, duas no Paraná e quatro em Santa Catarina. Uma delas é a fábrica de equipamentos em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) em uma área de 65 mil m2. Desde o ano passado, a empresa retomou os investimentos para produção de andaimes e sistemas de escoramentos, além de melhorar o processo de limpeza e manutenção. A expectativa é fechar 2022 com 800 toneladas de equipamentos novos.