Uso de drones revoluciona rotina da construção civil
O uso de drones vem revolucionando a forma de operar do mercado imobiliário. O que antes exigia alto custo, como locação de helicópteros e de gruas para captar imagens, hoje tem valor bem mais acessível. As pequenas máquinas voadoras estão substituindo também o modelo tradicional de venda e representando um diferencial entre os players do setor. De quebra, impulsionam a publicidade dos imóveis.
O uso do drone começa na etapa anterior ao lançamento imobiliário, ainda no momento da escolha do terreno para fincar um empreendimento. Os drones sobrevoam as áreas, coletam dados de medidas e da topografia do local escolhido e captam imagens do entorno com informações sobre a infraestrutura existente na região.
A Vitale começou a usar a tecnologia em 2018. Desde então, tornou mais ágil e eficaz a tomada de decisões, agregando novas ideias aos projetos. O gerente Comercial da construtora, Philippe Martin, destaca a eficiência das máquinas principalmente no processo de aquisição de terrenos mais extensos.
“Com a ajuda dessa tecnologia, economizamos tempo e dinheiro na avaliação completa e segura de aclives e declives do relevo e da vegetação existente, por exemplo, o que impacta, inclusive, a questão ambiental do projeto. São informações valiosas para a empresa conhecer o potencial do terreno” — explica.
A terceirização do serviço é comum no mercado. As construtoras preferem contratar empresas especializadas e que já tenham seus drones homologados e registrados na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Para dispor de uma frota própria desses aparelhos e conseguir operá-los, é preciso ter know-how e conhecimento da regulação do setor, conforme explica Sylvio Pinheiro, diretor da G+P Soluções, que presta consultoria para construtoras e incorporadoras.
“Há um limite de altura para voos dessas aeronaves e regras rígidas baseadas na localização e na proximidade de aeroportos. Respeitando isso, o uso de drones é cada vez mais imprescindível para o acompanhamento do avanço físico das obras. Eles fazem desde a checagem das fachadas, eliminando a necessidade de elevadores e andaimes, até a análise georreferenciada do local, para a retirada de entulhos da obra” — enumera.
O consultor acredita que, no futuro, os drones poderão ser utilizados no transporte de materiais dentro da obra e em andares mais altos durante a construção de um prédio — o que exigiria adaptação e modernização das pequenas máquinas voadoras para transportar insumos mais pesados.
Enquanto o futuro não chega para o setor da construção civil, os drones estão reduzindo o tempo de visita de executivos e engenheiros às obras. Por meio das imagens feitas em tempo real pelas aeronaves, o corpo técnico das empresas acompanha o andamento do projeto. As equipes de segurança e projetistas podem contribuir com o andamento das obras sem necessariamente se deslocar até o local.
“A construtora consegue fazer a fiscalização e o check point do projeto de forma eficiente e mais rápida, economizando combustível e custos com deslocamento de equipe” — comenta Sylvio.
Imagens aéreas mostram vista futura dos imóveis
Para a aquisição de imóveis na planta, principalmente durante a pandemia, os drones foram fundamentais. As filmagens aéreas dos terrenos, feitas com essas aeronaves, permitem que o cliente saiba de antemão como será a incidência da luz solar nas áreas comuns e que vista terá cada apartamento, andar por andar.
Na Avanço Realizações, o uso de drones é utilizado no trabalho das equipes de vendas das unidades de um lançamento há cerca de dois anos. O gerente Comercial, Julio Borges, diz que a tecnologia proporcionou mais segurança para a tomada de decisão dos compradores.
“A insatisfação de eventualmente comprar gato por lebre praticamente acabou. Com os drones, o cliente sabe exatamente a vista que terá de cada janela, de cada canto do apartamento. As chances de frustração nesse sentido diminuíram muito, assim como os distratos entre clientes e construtoras por causa de uma vista que não atendia às expectativas, por exemplo” — afirma Borges.
Para Fellipe Pedro, sóciodiretor da Minha Comunicação, agência de publicidade especializada em materiais de divulgação de lançamentos e de empreendimentos prontos, os drones são peças-chave para encantar os clientes. A agência está trabalhando em seis lançamentos e utilizou os drones para criar as peças publicitárias.
“Com vídeos e imagens aéreas, conseguimos mostrar de forma mais eficiente os diversos ângulos dos imóveis, além dos serviços oferecidos no entorno, como comércio e transporte, possibilitando ao cliente uma experiência de compra mais assertiva” — ressalta Pedro.
[via https://extra.globo.com/]