Avenida Fagundes Filho, 145 – Sala 28
São Paulo/SP CEP: 04304-010

Notícias

Um setor que se curva, mas não quebra!

 A construção civil mantém perspectivas otimistas, vislumbrando crescimento para 2022, com inserção em novos mercados através da Indústria 4.0, que agora traz o metaverso.

Estamos falando de um setor que, mesmo nas adversidades, não para de crescer e gerar emprego e renda para o nosso país. De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), apesar da alta recorrente nos insumos, o setor deve continuar em linha ascendente em 2022.

Nosso diretor de PTAs, Guilherme Boog, nos afirma que o momento é de otimismo, após muitos anos de uma depressão profunda no mercado de construção civil. “No período de 2014 a 2018, tivemos 20 trimestres consecutivos de queda do PIB da construção civil, e o crescimento apresentado no último ano traz a esperança de uma recuperação, ainda que lenta, do volume de negócios dentro desse mercado. Isso não significa que o mercado esteja maravilhoso, pelo contrário, ainda estamos muito distantes do patamar que o Brasil já esteve no início da década de 2010, mas, pelo menos, o setor entende que já saímos do fundo do poço e estamos caminhando em uma direção ascendente”, explica o diretor sobre a força e resiliência do setor.

De acordo com dados da CBIC, em 2021, o mercado imobiliário registrou incremento nos lançamentos e vendas. O número de unidades lançadas em 2021 foi 24,59% maior do que em 2019. Já a venda de imóveis novos cresceu 42,29% nessa mesma base de comparação. Somente a oferta teve queda no período de -3,39%.

Para 2022, o estudo da CBIC projeta um crescimento de 2% na construção, caso a economia brasileira cresça entre 0,5 e 1,0%. O crescimento inferior ao de 2021 se deve, de acordo com a entidade, à alta das taxas de juros dos financiamentos, à queda do poder de compra da população e ao mercado de trabalho fragilizado.

Assim, com o expressivo número de obras lançadas a serem iniciadas e a tendência de estabilização dos preços, o setor permanece confiante e, quando se fala das perspectivas, a indústria evidencia a capacidade de alta e permanente crescimento do setor da construção para 2022.

Nesta edição da ABRASFE InForma, mostraremos como o nosso 4º Encontro de Locadoras PTAs fomentou a cadeia produtiva e trouxe novidades para o setor.

De acordo com o nosso head de operações, Alexandre Pandolfo, as preocupações com ESG e eficiência, alinhadas às possibilidades da larga escala de ocupação do país, trazem excelentes perspectivas.

Para o futuro, acreditamos que podemos colocar como demanda consistente a grande presença de tecnologias disruptivas, como o metaverso, que vem quebrando barreiras na indústria da construção, aumentando as vendas e acelerando significativamente o tempo de conclusão dos projetos, além da melhoria na precisão, uma vez que os projetos já saem modelados pelo próprio cliente, o qual conquista, a partir de agora, um perfil dedicado no mercado da construção.

Enfim, o futuro se faz no presente e a indústria da construção prova o seu valor mais uma vez na alavancagem e retomada da economia brasileira.

Por Ricardo Gusmão – Presidente