Representatividade e união para poder crescer
Na 7ª edição, a ABRASFE InForma vem expor a importância das parcerias e da união da cadeia produtiva da construção civil para o fomento da riqueza e permanência da sustentação desse setor, considerado um dos mais significativos para a alavancagem da economia nacional.
A representatividade de uma associação nas ações políticas, econômicas, sociais e de geração de negócios se dá no dia a dia por meio de uma atuação firme na defesa dos interesses da classe. Nesse período de retomada econômica, pós-pandêmico, com tantos desafios e percalços a serem enfrentados e ultrapassados, a entidade coloca na pauta de suas premissas o olhar atento para o debate de temas como o perigo iminente da queda do Ex-Tarifário; a entrada em vigor da LGPD e seus impactos para a sustentabilidade dos negócios e investimentos; a força das inovações tecnológicas, que já se consolidam como ferramenta de base para a construção, como é o caso do BIM, na modelagem de informação dos projetos; a atenção para a pesquisa e divulgação da nova tabela de índices e preços; entre tantas outras temáticas de extrema relevância que serão apontadas nesta edição da nossa revista digital.
De acordo com dados do mês de outubro da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a expectativa é de que a construção cresça 4% no ano, o que seria o maior crescimento desde 2013. De janeiro a agosto deste ano, o setor foi responsável pela criação de quase 238 mil novos postos de trabalho formais, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Nos últimos 12 meses, o segmento abriu 1.138 novos postos de trabalho com carteira assinada por dia útil.
Contudo, o setor tem enfrentado uma série de dificuldades, como aumento dos valores de insumos, além do seu desabastecimento. E, quando se fala das plataformas aéreas, como os produtos são totalmente importados, o próprio impacto da taxa de câmbio já é uma barreira natural para os investimentos.
Por isso, neste momento e cada vez mais, se faz tão importante a união e articulação de todos os stakeholders de nossa cadeia. E, para expressar um pouco do valor imensurável contido nessa troca e integração, inclusive entre as demais associações que atendem e compõem o mesmo nicho de mercado, conversamos com o presidente da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (SOBRATEMA), Afonso Mamede, que nos trouxe um rico depoimento, falando sobre a dinâmica dessa interlocução estratégica e como isso induz ao desenvolvimento tecnológico e mercadológico.
“A atuação institucional é fundamental para o desenvolvimento tecnológico e mercadológico de uma atividade econômica, pois permite a interlocução com os diversos atores que fomentam o segmento, congregando pautas e ações conjuntas que beneficiem o crescimento sustentado e a competitividade de toda a cadeia de produção. Ao longo de nossa trajetória na SOBRATEMA, buscamos construir parcerias estratégicas com as mais importantes entidades do setor da construção, como a ABRASFE, que realiza um trabalho excepcional para a evolução tecnológica na área de fôrmas, escoramentos e acesso. Nosso profícuo relacionamento vem de muito tempo com apoio para a divulgação e fomento de ações recíprocas, participação em eventos e feiras e, principalmente, pela complementação e sinergia de nossas atividades na área de construção”, afirmou Mamede.
Já outra grande parceira, a Associação Brasileira dos Locadores de Equipamentos e Bens Móveis (ALEC), nos relatou, nas palavras de seu presidente, Alexandre Forjaz, como a produtividade de nossa cadeia é intensificada por meio da união e do cooperativismo.
“O associativismo exige união, participação e cooperação para que os objetivos e metas sejam alcançados. Um dos inúmeros benefícios de fazer parte de uma associação é a troca de experiências entre as empresas associadas, uma oportunidade riquíssima. Muitas vezes, um empresário encontra a solução para um problema vinda de outro locador em uma reunião. Trabalhando em conjunto com outras associações, como a ALEC vem fazendo com a ABRASFE, a produtividade é intensificada. Juntas, potencializamos recursos e caminhos para a solução dos desafios enfrentados por nossos associados”, nos declarou Forjaz.
Resumo minhas palavras para este momento na mensagem: o valor de estar junto transforma e potencializa recursos e soluções. Obrigado a você, por fazer parte!
Por Ricardo Gusmão, Presidente da ABRASFE