Plataforma cremalheira x balancim elétrico: diferenças, vantagens e utilização

A movimentação vertical de trabalhadores e materiais em obras de construção civil exige equipamentos seguros e eficientes. Entre as soluções mais utilizadas, estão as plataformas cremalheiras e os balancins elétricos, que desempenham papéis fundamentais na otimização de produtividade e segurança nos canteiros de obra. Mas você sabe quais são as principais diferenças entre esses equipamentos? Confira.
Plataforma cremalheira: estabilidade e alta capacidade de carga
A plataforma cremalheira é um equipamento de elevação vertical que se desloca por meio de um sistema de cremalheira e pinhão, fixado a uma estrutura metálica. Esse sistema garante maior estabilidade, sendo ideal para o transporte simultâneo de trabalhadores e materiais pesados.
Vantagens:
- Segurança reforçada: menor risco de oscilações durante a operação.
- Maior capacidade de carga: suporta cargas elevadas de materiais e trabalhadores.
- Eficiência operacional: acesso rápido e seguro a diferentes pavimentos.
- Indicação: grandes obras, como edifícios altos e estruturas industriais.
Balancim elétrico: flexibilidade e praticidade
O balancim elétrico, também conhecido como andaime suspenso, é um equipamento constituído por uma plataforma que se movimenta verticalmente por meio de cabos de aço acionados por motores elétricos. Ele é comumente utilizado para atividades de acabamento, manutenção e pintura.
Vantagens:
- Facilidade de instalação: pode ser montado e desmontado com rapidez.
- Maior alcance: permite o acesso a fachadas e superfícies difíceis.
- Custo-benefício: menor investimento inicial em comparação às plataformas cremalheiras.
- Indicação: serviços de pintura, limpeza e manutenção de fachadas.
CREMALHEIRA X BALANCIM |
|
CREMALHEIRA | BALANCIM |
Não tem limitação de comprimento. |
Limitação de 8 m de comprimento (NR 18).
|
Geometria reta, com dificuldade para fachadas com recortes. | O tamanho da plataforma varia de 1 a 8 m, podendo fazer formatos retos ou em L, conseguindo se adaptar aos recortes do prédio.
|
Tem sua fixação na estrutura (fachada) e de baixo para cima. | Plataformas são suspensas por cabos de aço, sendo que a fixação fica no topo da edificação.
|
Por ter a fixação na fachada, na conclusão dos serviços, os arremates podem ficar comprometidos. | Por ser pendurado por cabo de aço, o acabamento da fachada pode ser completo.
|
Movimentação completa da plataforma em somente um nível. | Podem ser colocados vários balancins, em várias alturas. |
Qual escolher?
A decisão entre a plataforma cremalheira e o balancim elétrico deve levar em consideração o tipo de obra, a necessidade de carga, a segurança exigida e a durabilidade da instalação. Para grandes empreendimentos e transporte de materiais pesados, a plataforma cremalheira é a melhor opção. Já para serviços pontuais em fachadas, o balancim elétrico se destaca pela praticidade e custo reduzido.
Pontos importantes para a seleção do equipamento: contorno da edificação (se tem muitos recortes, sacadas ou avanços), tipo de acabamento e possibilidade de uso da cobertura para a fixação do balancim.
Segurança em primeiro lugar
Em função da fixação da plataforma ser de cima para baixo e chumbada na estrutura, ela oferece maior sensação de segurança. Já o balancim elétrico tem as plataformas penduradas em cabos de aço, que têm uma maior movimentação.
Mas, independentemente da escolha, ambos os equipamentos devem seguir rigorosamente as normas de segurança, como a NR 18, que regulamenta o uso de equipamentos para trabalho em altura na construção civil. Inspeções periódicas, treinamentos adequados e equipamentos de proteção individual (EPIs) são fundamentais para a prevenção de acidentes.
Fique atento às necessidades da sua obra e escolha o equipamento mais adequado para garantir eficiência e segurança no canteiro.
Por Newman Avancini, diretor da Andaimes Urbe
Sobre a Urbe:
Desde 1976, quando começou a trabalhar no segmento de locação de equipamentos para a construção, a Andaimes Urbe vem construindo uma marca sólida e com profissionalismo.
Para a empresa, a segurança do trabalhador na obra é requisito fundamental, assegurando, rigorosamente, o cumprimento da NR 18 e da NR 35. Sua missão é oferecer equipamentos seguros, com manutenção preventiva, montagem e assistência técnica.
Fornecem diversos modelos de andaimes, balancins, plataformas aéreas e equipamentos para a construção civil ou a manutenção industrial, sempre com disponibilidade imediata, total assistência, conveniência e comprometimento com as necessidades dos clientes.
Saiba mais sobre a Urbe e seus serviços em: https://urbe.com.br