People Analytics: O que é e como aplicar o método na sua empresa?
Como identificar problemas, pontos críticos e possíveis melhorias de forma eficiente e comprovada por números? Se a sua empresa está em busca de respostas para perguntas como essa, a melhor solução pode ser o People Analytics.
Uma pesquisa da consultoria Bain & Company revelou que as empresas que adotam o People Analytics como estratégia são 3 vezes mais propensas a executar as decisões planejadas, 5 vezes mais propensas a tomar decisões mais rápidas e 2 vezes mais propensas a figurar no quartil superior de desempenho financeiro em seus mercados.
Entenda a seguir o que é o People Analytics, quais são os seus benefícios e como você pode fazer para implementá-lo na sua empresa de Construção Civil:
O que é People Analytics?
O People Analytics é o processo de coleta, organização e análise de dados sobre o comportamento e o desenvolvimento interno de funcionários, com o objetivo de contribuir para tomadas de decisão em vários níveis, seja dentro de um projeto específico ou na maneira como toda a empresa funciona. aprimorando o planejamento.
Esta metodologia utiliza dados quantitativos e qualitativos para entender e aprimorar o planejamento dentro da empresa. Alguns dados que costumam ser avaliados são o alcance de metas, a execução de tarefas e até as tendências do mercado para o setor de atuação da empresa.
Quais são os benefícios do People Analytics?
A aplicação do People Analytics possibilita fazer uma gestão otimizada dos colaboradores da empresa, com foco no aumento da produtividade e na melhor entrega de projetos, além de reconhecer os profissionais com melhor desempenho. Algumas perguntas que podem ser respondidas com a gestão de People Analytics são:
1. Quais funcionários têm a melhor performance?
2. Como deve ser o desempenho de futuros colaboradores dentro da empresa?
3. Quem deve ser promovido para uma vaga específica?
4. Quais treinamentos devo oferecer para formar futuros líderes?
5. Quais áreas/setores precisam de mais atenção?
6. Quais áreas setores estão com problemas expressivos de produtividade?
7. Onde estão concentrados os principais erros cometidos pela empresa?
Empresas que utilizam dados para criar e guiar seus processos têm funcionários mais produtivos, conseguem corrigir erros antes que se tornem problemas, melhoram os níveis de satisfação dos clientes e ainda tomam decisões inteligentes de forma mais rápida e com maior planejamento. Sem essa análise de dados, levaria tempo até que um gestor percebesse problemas ou tendências e depois tomasse as providências para resolvê-los.
Como implementar na minha empresa?
É possível resumir a utilização do People Analytics em quatro etapas: coleta de dados, interpretação, cruzamento dos dados coletados e investigação de relações de causa e efeito entre variáveis e planejamento. É importante saber medir não apenas o desempenho, mas o que fez com que o funcionário tivesse aquele desempenho.
O primeiro passo para implementar esta metodologia na sua empresa é contar com um bom software de gestão. Ele será capaz de coletar, agrupar e organizar os dados de maneira visualmente favorável para que os gestores possam obter insights sobre os problemas da empresa e sobre o panorama geral de produtividade das equipes e dos funcionários.
Para que o People Analytics funcione, também é importante engajar a sua equipe em relação à importância da ferramenta. Por isso, conte com uma equipe de Marketing para desenvolver um plano de comunicação sobre a implementação das ferramentas analíticas na sua empresa, que deve esclarecer questões sobre monitoramento das atividades, e a privacidade dos usuários, deixando claro que o objetivo é analisar e propor melhorias, e não vigiar o trabalho de cada um dos colaboradores.
Se a sua empresa for de pequeno ou médio porte, talvez você não veja a necessidade de implementar um sistema completo de People Analytics – no entanto, isso não elimina a necessidade da análise estratégica dos dados e da produtividade da sua equipe.
Via ConstructApp