O que é Levantamento Planialtimétrico?
Entender o que é levantamento planialtimétrico pode fazer toda a diferença para comprar um terreno de forma assertiva. Visando evitar eventuais prejuízos com a aquisição por não ter percebido quanto investimento seria necessário para usar o terreno conforme o pretendido inicialmente.
Realizar corretamente o levantamento planialtimétrico é de suma importância, para que possa ter uma representação gráfica coerente de um determinado terreno.
Por isso, nós vamos detalhar o que é esse levantamento, qual a importância e quais as vantagens de fazê-lo. De modo que, possa compreender detalhes sobre esse tipo de levantamento comumente feito em terrenos.
O que é levantamento planialtimétrico?
Também conhecido como levantamento topográfico, consiste em fazer um conjunto de medições de um terreno, para que seja possível representar todos os acidentes geográficos e medidas daquela área em análise.
Dessa forma, é possível conhecer todos os detalhes sobre a superfície de um determinado terreno através de sua representação gráfica.
O que será fundamental para que posteriormente, a equipe de responsáveis por uma obra no local possa usar os dados com a finalidade de garantir que o terreno seja usado da melhor forma possível.
Quem compra um terreno sem fazer o levantamento de seus dados pode gastar muito dinheiro nivelando e “organizando” a área para que seja possível fazer o tipo de construção inicialmente desejada para aquela área em específico.
Portanto, ter esse tipo de informação e noção é fundamental para que possa escolher uma área adequada para seus planos de construção.
Tipos de levantamento planialtimétrico
Um aspecto importante é que, existem 3 tipos de levantamento que podem ser feitos em um terreno, são eles:
1. Levantamento altimétrico
Trata-se de um levantamento altimétrico, também conhecido como altimetria, que é usado para medir o relevo e a declividade de um terreno que está em análise.
2. Levantamento planimétrico ou planimetria
Consiste em obter as medidas horizontais da área analisada, com a finalidade de delimitar a área de um terreno em específico.
3. Levantamento planialtimétrico
Que é o levantamento mais completo, que é justamente a união dos dois levantamentos anteriormente citados. Gerando assim, uma descrição com todos os detalhes de um terreno, para que a execução de projetos básicos ou executivos possam ser feitas a partir do documento.
O levantamento costuma ser baseado pela NBR 13133, que estabelece as condições e exigências para que o documento final seja coerente e completo.
O planialtimétrico segue etapas
Um aspecto importante de se perceber é que, o planialtimétrico é um levantamento feito em 2 etapas.
Tudo se inicia com a medição de campo para que posteriormente possa ser feito o desenho técnico da planta topográfica.
Entretanto, a duração do trabalho é muito variável, uma vez que, cada terreno tem seus próprios detalhes, tamanho e especificidades.
Por isso, a execução pode ser mais rápida ou mais lenta, de acordo com os desafios encontrados na área que está sob análise.
Medição de campo
Trata-se da etapa onde são obtidos todos os dados sobre o terreno, analisando diferenças de nível, ângulos e medidas em geral.
Nessa etapa também são descritas as dimensões horizontais e a posição real. Na medição também são colhidos detalhes como postes, bueiros, árvores e cercas.
Dessa forma, todas as informações são colhidas para que seja possível desempenhar o desenho técnico da planta planialtimétrica.
Execução da planta
Após a coleta de dados, a etapa seguinte é a representação gráfica de tudo que foi encontrado no terreno.
Entretanto, essa etapa exige o uso de uma série de normas técnicas, como o caso da NBR 8196 que rege o emprego de escalas técnicas para que o desenho seja executado corretamente.
Bem como, NBR 10068 e NBR 10521 para a folha de desenho, layout e dimensões. Existem diversas normas que são necessárias para que a etapa seja executada corretamente.
De modo que, o profissional possa transmitir as informações colhidas com precisão e eficiência, evitando que falhas possam comprometer os próximos trabalhos executados no terreno se baseando na planta planialtimétrica.
Por isso, é muito importante que o trabalho seja executado por um profissional habilidoso, experiente e que use corretamente todos os instrumentos necessários para um resultado final eficiente.
Para que serve o projeto planialtimétrico?
O levantamento completo é importante para que se tenha informações exatas sobre o terreno. Somente com esse documento em mãos é possível planejar a construção de casas, edifícios, pontes ou qualquer construção para o terreno em questão.
Quando existem erros no projeto planialtimétrico todo o trabalho seguinte poderá ser feito com erros que comprometem até mesmo a segurança das estruturas que serão construídas no terreno.
Por isso, o projeto planialtimétrico nunca deve ser feito por um profissional com pouca expertise na área ou que não tenha equipamentos suficientes para executar o projeto.
O levantamento também facilita o trabalho dos profissionais envolvidos na execução de uma construção, por fornecer informações precisas para o engenheiro civil e os arquitetos.
Dessa forma, é possível ter melhora da execução do projeto e economia, por já conhecer todos os detalhes do terreno que será usado para a construção.
Outro ponto importante é que, o levantamento planialtimétrico cadastral é uma exigência das prefeituras, para comprovar o tamanho do lote em questão.
Qual profissional faz esse levantamento?
O levantamento é feito pelo topógrafo, que é o profissional especializado para lidar com esse tipo de demanda.
Por isso, costuma oferecer o serviço, já disponibilizando todo seu conhecimento e ferramentas para a execução do trabalho.
Na hora de contratar, lembre-se que o profissional deverá possuir registro no CREA e recolher a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) do serviço prestado.
Todo levantamento precisa ter a ART para sua validação. Caso contrário, seu investimento terá sido em um documento sem validade para a prefeitura e outras finalidades.
Em relação ao preço, o valor do trabalho costuma variar principalmente em relação ao tamanho do terreno a ser estudado.
Uma vez que, quanto maior é o terreno, maiores são as demandas trazidas pelo trabalho a ser executado.
É fundamental ter uma boa equipe lidando com esse processo, para que posteriormente a construção no seu terreno seja coerente, eficiente e possa ter custos reduzidos justamente por ter feito o investimento correto no momento adequado.
[via Sienge]