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ISO 9001: a qualidade deve ser prioridade

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Para que as corporações do segmento tenham resultados expressivos e mantenham-se competitivas no mercado, a qualidade deve ser prioridade. Independente do tamanho da sua empresa a qualidade na Construção Civil é um quesito indispensável.

Devido a constante introdução de novas tecnologias, quanto maior seu conhecimento e obtenção de atestados de qualidade, mais sua empresa estará em destaque neste mercado.

Uma empresa ISO 9001 garante para o mercado que atende os requisitos estabelecidos entre clientes, colaboradores e burocracias. No mercado a aderir este sistema ampliará parcerias comerciais e uma maior lucratividade.

Fique atento neste post e entenda a importância da ISO 9001 na Construção Civil e seus processos de certificação.

O que é ISO 9001

Em 1946 representantes de vinte e cinco países se reuniram em Londres para criar uma organização internacional a nível mundial que unificasse normas industriais.

Em 23 de fevereiro de 1947 a International Organization for Standardization (ISO), ou Organização Internacional de Normalização começou oficialmente a funcionar. O sistema ISO nada mais é que um conjunto de normas para certificar a qualidade de produtos e serviços em diversos setores ao redor do mundo.

No Brasil a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) ficou responsável por este gerenciamento. A partir daí foi criada a ISO 9001, com o intuito de garantir a otimização de processos e produção mais ágil, a fim de alcançar excelência em todas as etapas de uma gestão.

Por que se certificar

A adoção de um sistema de gestão costuma ser uma decisão estratégica da empresa quando o foco é aumentar a satisfação do cliente.

Para que o objetivo principal seja alcançado, todos os setores devem ser contemplados com as novas práticas. Por isso separei três principais razões para que a ISO 9001 seja aplicada na indústria da construção:

  • Padronização de Serviços:

Quando há muitas pessoas trabalhando em um mesmo ambiente, padronizar os serviços torna-se um verdadeiro desafio, principalmente quando falamos de obras. É normal que cada pessoa tenha uma maneira diferente de realizar a mesma tarefa, o problema é que nem sempre alcançam o mesmo resultado.

Com a padronização de serviços, detectar erros e elaborar os treinamentos ideais para os colaboradores, tornará as tarefas muito mais fáceis de serem executadas.

  • Redução de despesas:

Pensando em números, sabemos que a Construção Civil representa uma grande fatia do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, pois gera uma forte movimentação na economia do país.

A ISO 9001 atua expressivamente neste cenário, pois possibilita que através dos processos de qualidade haja diminuição nas despesas e ganho de tempo nas obras prevenindo retrabalhos.

O sistema auxilia na eliminação de gastos que podem ser considerados desnecessários na obra.

  • Melhora contínua nos processos:

Seguir as diretrizes da ISO 9001, trás um crescimento nítido no seu gerenciamento de obras. A aplicação das normas de qualidade internalizadas nos processos da empresa, proporcionarão disciplina e melhores resultados em todos os setores.

A indústria da construção percorre diariamente um caminho de evolução, por tanto aperfeiçoar seus processos com certeza será um grande diferencial diante o mercado.

Implementação do certificado ISO 9001

O Sistema confere se a empresa de fato aplica o que se propôs a fazer. A exigência consiste que os principais processos institucionais estejam sendo não só monitorados, mas também aperfeiçoados.

Existe uma série de documentos que devem ser organizados e controlados para que as certificações com a ISO 9001 seja garantida. A regra do sistema é clara: as documentações precisam ser legíveisidentificáveis e controláveis.

Não há uma ferramenta considerada a mais adequada para atender as exigências, mas é imprescindível que todos os documentos do SGQ (Sistema de Gestão de Qualidade) estejam completamente organizados.

Pode-se considerar que o SGQ seja a o que sustenta as estruturas para que sua empresa possua o certificado.

Veja a seguir uma cadeia de 8 atividades que separamos para te ajudar a implementar e garantir o cumprimento da norma:

  1. Definir qual será o foco primário nas melhorias e quais serão os seguintes passos;
  2. Fazer um Diagnóstico e planejamento das atividades;
  3. Treinar e capacitar seus colaboradores com as novas métricas;
  4. Definir uma equipe responsável para a implementação;
  5. Identificar os processos necessários para o sistema de gestão da qualidade, de forma que garanta a aplicação das práticas por toda a empresa;
  6. Determinar a sequência desses processos;
  7. Definir os critérios e identifique os métodos necessários para assegurar que os processos sejam eficazes;
  8. Assegurar os recursos disponíveis e as informações necessárias para executar e monitorar os processos.

Auditorias

Adquirir o certificado ISO 9001 trará inúmeros benefícios para a empresa, mas já vimos que é uma tarefa que está longe de ser fácil.

Lidar com a mudança da cultura organizacional durante este processo será uma das primeiras barreiras. Porém é fundamental que sua equipe vista a camisa e abrace a causa.

Finalizado o processo de implementação, para assegurar que estejam de acordo com os métodos propostos, auditorias internas são realizadas.

Profissionais já inseridos na cultura da empresa e que tenham conhecimento nos processos identificam a necessidade da inclusão de dados complementares e possíveis erros. Após a identificação das melhorias, correção e conclusão do processo de implementação, é hora de se sentir confiante e seguir para o último passo.

Auditoria de Certificação ISO 9001

Chegou a hora de solicitar que um órgão certificador realize a auditoria oficial em sua empresa, para que possa ser emitido o tão sonhado certificado ISO 9001.

Mas como nem tudo são flores, o auditor avalia sua empresa geralmente em duas etapas:

1ª etapa :

  •          Verificação e avaliação dos requisitos da norma ISO 9001;
  •          Autenticidade do seu Sistema de Gestão;
  •          Levantamento de possíveis ajustes necessários.

Nesta primeira etapa a auditoria não é necessariamente realizada na sua empresa. Há possibilidade de enviar seus documentos e aguardar para que sejam avaliados no escritório da certificadora.

Estando tudo dentro das exigências nesta etapa, sua empresa parte para a segunda fase, conhecida como auditoria de conformidade.

2ª etapa:

  •         Presença do auditor na empresa;
  •         Verificação da execução de todos os processos e a conformidade dos serviços;
  •         Entrevista com os responsáveis pelos processos;

Caso o resultado da segunda etapa não seja satisfatório, uma auditoria de follow-up deverá ser agendada em até no máximo 90 dias. Enquanto isso, o auditor poderá verificar a implementação de ações corretivas para as não-conformidades observadas na segunda etapa.

Após esta verificação, se os requisitos estiverem de acordo, o auditor fará a recomendação da certificação da empresa. O certificado leva em média 40 dias para ser emitido e entregue a empresa.

Ativar uma mentalidade de risco irá antecipar eventos que podem ocasionar prejuízos financeiros e de tempo. Sendo assim, compreenda que O resultado de todo o processo será proporcional ao envolvimento da liderança e demais colaboradores no momento da implementação.

Via Sienge