ISO 9001: a qualidade deve ser prioridade
Para que as corporações do segmento tenham resultados expressivos e mantenham-se competitivas no mercado, a qualidade deve ser prioridade. Independente do tamanho da sua empresa a qualidade na Construção Civil é um quesito indispensável.
Devido a constante introdução de novas tecnologias, quanto maior seu conhecimento e obtenção de atestados de qualidade, mais sua empresa estará em destaque neste mercado.
Uma empresa ISO 9001 garante para o mercado que atende os requisitos estabelecidos entre clientes, colaboradores e burocracias. No mercado a aderir este sistema ampliará parcerias comerciais e uma maior lucratividade.
Fique atento neste post e entenda a importância da ISO 9001 na Construção Civil e seus processos de certificação.
O que é ISO 9001
Em 1946 representantes de vinte e cinco países se reuniram em Londres para criar uma organização internacional a nível mundial que unificasse normas industriais.
Em 23 de fevereiro de 1947 a International Organization for Standardization (ISO), ou Organização Internacional de Normalização começou oficialmente a funcionar. O sistema ISO nada mais é que um conjunto de normas para certificar a qualidade de produtos e serviços em diversos setores ao redor do mundo.
No Brasil a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) ficou responsável por este gerenciamento. A partir daí foi criada a ISO 9001, com o intuito de garantir a otimização de processos e produção mais ágil, a fim de alcançar excelência em todas as etapas de uma gestão.
Por que se certificar
A adoção de um sistema de gestão costuma ser uma decisão estratégica da empresa quando o foco é aumentar a satisfação do cliente.
Para que o objetivo principal seja alcançado, todos os setores devem ser contemplados com as novas práticas. Por isso separei três principais razões para que a ISO 9001 seja aplicada na indústria da construção:
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Padronização de Serviços:
Quando há muitas pessoas trabalhando em um mesmo ambiente, padronizar os serviços torna-se um verdadeiro desafio, principalmente quando falamos de obras. É normal que cada pessoa tenha uma maneira diferente de realizar a mesma tarefa, o problema é que nem sempre alcançam o mesmo resultado.
Com a padronização de serviços, detectar erros e elaborar os treinamentos ideais para os colaboradores, tornará as tarefas muito mais fáceis de serem executadas.
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Redução de despesas:
Pensando em números, sabemos que a Construção Civil representa uma grande fatia do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, pois gera uma forte movimentação na economia do país.
A ISO 9001 atua expressivamente neste cenário, pois possibilita que através dos processos de qualidade haja diminuição nas despesas e ganho de tempo nas obras prevenindo retrabalhos.
O sistema auxilia na eliminação de gastos que podem ser considerados desnecessários na obra.
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Melhora contínua nos processos:
Seguir as diretrizes da ISO 9001, trás um crescimento nítido no seu gerenciamento de obras. A aplicação das normas de qualidade internalizadas nos processos da empresa, proporcionarão disciplina e melhores resultados em todos os setores.
A indústria da construção percorre diariamente um caminho de evolução, por tanto aperfeiçoar seus processos com certeza será um grande diferencial diante o mercado.
Implementação do certificado ISO 9001
O Sistema confere se a empresa de fato aplica o que se propôs a fazer. A exigência consiste que os principais processos institucionais estejam sendo não só monitorados, mas também aperfeiçoados.
Existe uma série de documentos que devem ser organizados e controlados para que as certificações com a ISO 9001 seja garantida. A regra do sistema é clara: as documentações precisam ser legíveis, identificáveis e controláveis.
Não há uma ferramenta considerada a mais adequada para atender as exigências, mas é imprescindível que todos os documentos do SGQ (Sistema de Gestão de Qualidade) estejam completamente organizados.
Pode-se considerar que o SGQ seja a o que sustenta as estruturas para que sua empresa possua o certificado.
Veja a seguir uma cadeia de 8 atividades que separamos para te ajudar a implementar e garantir o cumprimento da norma:
- Definir qual será o foco primário nas melhorias e quais serão os seguintes passos;
- Fazer um Diagnóstico e planejamento das atividades;
- Treinar e capacitar seus colaboradores com as novas métricas;
- Definir uma equipe responsável para a implementação;
- Identificar os processos necessários para o sistema de gestão da qualidade, de forma que garanta a aplicação das práticas por toda a empresa;
- Determinar a sequência desses processos;
- Definir os critérios e identifique os métodos necessários para assegurar que os processos sejam eficazes;
- Assegurar os recursos disponíveis e as informações necessárias para executar e monitorar os processos.
Auditorias
Adquirir o certificado ISO 9001 trará inúmeros benefícios para a empresa, mas já vimos que é uma tarefa que está longe de ser fácil.
Lidar com a mudança da cultura organizacional durante este processo será uma das primeiras barreiras. Porém é fundamental que sua equipe vista a camisa e abrace a causa.
Finalizado o processo de implementação, para assegurar que estejam de acordo com os métodos propostos, auditorias internas são realizadas.
Profissionais já inseridos na cultura da empresa e que tenham conhecimento nos processos identificam a necessidade da inclusão de dados complementares e possíveis erros. Após a identificação das melhorias, correção e conclusão do processo de implementação, é hora de se sentir confiante e seguir para o último passo.
Auditoria de Certificação ISO 9001
Chegou a hora de solicitar que um órgão certificador realize a auditoria oficial em sua empresa, para que possa ser emitido o tão sonhado certificado ISO 9001.
Mas como nem tudo são flores, o auditor avalia sua empresa geralmente em duas etapas:
1ª etapa :
- Verificação e avaliação dos requisitos da norma ISO 9001;
- Autenticidade do seu Sistema de Gestão;
- Levantamento de possíveis ajustes necessários.
Nesta primeira etapa a auditoria não é necessariamente realizada na sua empresa. Há possibilidade de enviar seus documentos e aguardar para que sejam avaliados no escritório da certificadora.
Estando tudo dentro das exigências nesta etapa, sua empresa parte para a segunda fase, conhecida como auditoria de conformidade.
2ª etapa:
- Presença do auditor na empresa;
- Verificação da execução de todos os processos e a conformidade dos serviços;
- Entrevista com os responsáveis pelos processos;
Caso o resultado da segunda etapa não seja satisfatório, uma auditoria de follow-up deverá ser agendada em até no máximo 90 dias. Enquanto isso, o auditor poderá verificar a implementação de ações corretivas para as não-conformidades observadas na segunda etapa.
Após esta verificação, se os requisitos estiverem de acordo, o auditor fará a recomendação da certificação da empresa. O certificado leva em média 40 dias para ser emitido e entregue a empresa.
Ativar uma mentalidade de risco irá antecipar eventos que podem ocasionar prejuízos financeiros e de tempo. Sendo assim, compreenda que O resultado de todo o processo será proporcional ao envolvimento da liderança e demais colaboradores no momento da implementação.
Via Sienge