Avenida Fagundes Filho, 145 – Sala 28
São Paulo/SP CEP: 04304-010

Notícias

ABRASFE visita a HUBIC, em São Paulo

No dia 20 de janeiro de 2023, a ABRASFE visitou o projeto HUBIC, por meio da iniciativa ABRASFE LAB, que busca promover e incentivar projetos de inovação. A visita teve por objetivo conhecer o trabalho, resultado de uma parceria entre a USP e a ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), uma inovação Hard Tech, baseada nas questões que envolvem o cimento e, nesse caso particular, o concreto em impressão 3D.

O projeto, constituído nessa conjuntura há três anos, está tecnicamente embasado pela Escola Politécnica da USP (POLI-USP), a faculdade de engenharia da USP, referência mundial na área, que tem a coordenação do professor Rafael Pileggi e do professor Wanderley John, uma grande autoridade no Brasil e no mundo na área de engenharia de materiais.

Eles possuem uma grande expertise na constituição de plataformas de redes, de implantação de inovações no mercado, experiência em cimento e concreto, além de uma equipe multidisciplinar formada de matemáticos, arquitetos, técnicos e diversos outros especialistas em ciência, pesquisadores altamente qualificados, alunos de mestrado, doutorado, pós-doutorado e professores. Com um modelo de trabalho definido e uma ligação chamada de EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), utilizam todos os laboratórios que constituem sua suntuosa estrutura, seja de cimento, de concreto, da área de construção e de todas as áreas de engenharia da ABCP e da USP.

Assim, nessa visita, tivemos a oportunidade de conhecer máquinas de impressão e corte de fôrmas, matriz a laser e diversos tipos de materiais que estão sendo testados. O grande destaque foi dado às próprias máquinas de impressão 3D, duas injetoras, uma delas em operação. Essa máquina imprime em camadas uma matriz de argamassa, cujo traço (mistura que dá origem à massa que vai ser conformada pela impressora) vai sendo definido, imprimindo peças ou módulos que podem ter diversos tipos de uso: peças estruturais, de fechamento, acabamento, ou até podendo ser móveis ou qualquer tipo de peça que busca, na qualidade do material do concreto, nesse caso, o material cimentício, sua aplicabilidade.

A troca de conhecimento não se limitou às observações. Discutimos a possibilidade de a impressão ser de uma peça estrutural como também de uma própria fôrma. Com isso, é possível ter a impressão de uma fôrma perdida e realizar a conformação da peça estrutural, lançando o concreto dentro da própria peça que foi impressa. Ao invés de uma fôrma metálica ou de madeira, temos uma fôrma que também é de concreto, que vai ser a própria superfície a ser exposta, o que proporciona a impressão de qualquer tipo de desenho ou de curvatura.

O HUBIC também conta com a colaboração do Laboratório de Estruturas Metálicas da Engenharia Metalúrgica da POLI-USP, que também têm máquinas que imprimem soluções metálicas e o qual também planejamos conhecer.

Vale ressaltar o incrível espaço de coworking que o programa carrega, aberto aos seus diversos associados, que desenvolvem os mais variados projetos possíveis. Esses associados representam empresas de aditivos, artefatos cimentícios, projetistas de arquitetura, de estruturas de concreto, construtoras, de impressoras, softwares, tintas, inclusive de fôrmas, tanto nacionais quanto estrangeiras, que estão desenvolvendo soluções e vendo quais são os tipos de aplicação que essas Hard Techs podem constituir, e o que elas podem levar para seus negócios como tendências para o futuro.

Veja as fotos

Categoria: