Avenida Fagundes Filho, 145 – Sala 28
São Paulo/SP CEP: 04304-010

Notícias

Plataforma BIM será exigida pelo Governo Federal a partir de 2021

 

Com a entrada em vigor do decreto nº 9.377 em maio de 2018, a plataforma BIM (Building Information Modeling) tornou-se parte de uma estratégia nacional que visa incentivar o uso dessa tecnologia em âmbito nacional.

Você sabe o que isso significa e porque o uso da Plataforma BIM é uma das mais fortes tendências da Construção civil?

A partir de 2021, a modelagem 3D será exigida para a elaboração de projetos de arquitetura e de engenharia.

A iniciativa pretende aumentar em dez vezes a implantação da plataforma BIM. Com isso, espera-se que 50% do PIB da construção civil utilize a metodologia até 2024.

Atualmente, somente 9,2% das empresas do setor da construção utilizam a modelagem em suas rotinas de trabalho. O dado é de um estudo do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Mais produtividade para a construção

De acordo com o professor Sergio Scheer, participante do Comitê Estratégico de Implementação da plataforma BIM, o uso dessa tecnologia vai beneficiar cada vez mais a construção civil. Inclusive vai proporcionar mais possibilidades de inovação na construção civil.

 

“Os projetos serão melhor desenvolvidos e as construções terão mais qualidade. O setor sofrerá com menos desperdício e retrabalho. Isso vai fazer com que o uso do recurso público em todo o processo construtivo seja melhor aproveitado”, garante.

A expectativa é de que haja um aumento de 10% na produtividade do setor e uma redução de custo que pode chegar a 20%, segundo a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Estudos da Agência indicam que se metade da cadeia da construção (em faturamento) adotar a plataforma até 2028, haverá ganho de 7 pontos percentuais do PIB do setor.

Prazos para implementação da plataforma BIM

A proposta do Comitê Estratégico BIM BR, é que a exigência do BIM nas compras do Poder Público seja feita de forma escalonada. Por isso, os prazos para implementação foram divididos em três etapas:

  • Jan/2021: a exigência da plataforma BIM se dará na elaboração de modelos para a arquitetura e engenharia nas disciplinas de estrutura, hidráulica, AVAC e elétrica, na detecção de interferências, na extração de quantitativos e na geração de documentação gráfica;
  • Jan/2024: os modelos deverão contemplar algumas etapas que envolvem a obra, como o planejamento da execução, orçamentação e atualização dos modelos e de suas informações como construído (“as built”).
  • Jan/2028: passará a abranger todo o ciclo de vida da obra ao considerar atividades do pós-obra. Será aplicado, no mínimo, nas construções novas, reformas, ampliações ou reabilitações, quando consideradas de média ou grande relevância.

Ainda não conhece a plataforma BIM? Veja no post abaixo:

https://abrasfe.org.br/plataforma-bim-tudo-sobre-a-grande-tendencia-da-construcao/

Via Buildin.com.br