Avenida Fagundes Filho, 145 – Sala 28
São Paulo/SP CEP: 04304-010

Notícias

A adequação ao "novo normal"

Em sua 5ª edição, a ABRASFE InForma chancela mais uma vez a sua missão de dar voz a todos os associados, entender o ponto de vista de cada um e coordenar ações a fim de cobrir todos os temas de interesse do setor e da entidade, contribuindo para a união do grupo.

O setor da construção civil é de fato um setor surpreendente e que não se rende às intempéries da economia e do atual momento histórico. Hoje, vivemos um aumento no custo da construção por meio de uma pressão sem trégua. Mas nosso setor é pujante e se adequa e traz oportunidade nas variantes mais inóspitas, como através da demanda por imóveis maiores e novos formatos.

Estamos falando de como imóveis com facilidades para adequação ao “novo normal” tendem a ser mais buscados em 2021. Investir em imóveis é uma das tendências que deve continuar em 2021. Com a queda da Selic em 2020, que chegou a 2%, e com a queda da taxa de juros dos financiamentos imobiliários, aumentou a busca por esse crédito para adquirir um imóvel no ano passado. A expectativa é de que o mercado imobiliário tenha um crescimento entre 5% e 10% neste ano, segundo a CBIC.

O CEO da associada Orguel, Sérgio Guerra, apontou, por exemplo, a sua percepção sobre os recordes de lançamentos e vendas do mercado imobiliário, graças aos juros baixos que vieram para ficar, “pelo menos por hora, dessa forma, vejo o início de um ciclo positivo na construção, contudo acompanhado de inflação nos preços de materiais, insumos, mão de obra e equipamentos”, afirmou Guerra em matéria desta edição, em nossa seção de Economia.

Assim, ao mesmo tempo em que temos cautela e análise crítica a fatores como a alta pressão causada pelo aumento de insumos, o que pode gerar queda para o setor, temos também olhos para cases de sucesso de empresas que, com resiliência, desbravam o mercado, como é o caso das empresas Versátil, Temec e Tip, associadas em destaque nesta edição.

Estamos falando de um tempo de mar alto, porém com uma grande onda de inovação e conquista. Exemplificamos aqui com o case sobre o acompanhamento remoto de obras, uma estratégia diferenciada da startup Construct IN, que apostou na transformação digital da construção civil. Veja mais na matéria em nossa seção de Inovação.

Enfim, falamos de um tempo em que quem nada na adversidade conquista muito mais do que um lugar ao sol, conquista um lugar com infraestrutura diferenciada e adaptada ao “novo normal”!

Temos muito orgulho de todas as nossas associadas e empresas que vêm realizando essa potente travessia em mar alto.

Por Ricardo Gusmão – Presidente

Categoria: