A resposta positiva da construção civil
Com os bons resultados que a construção civil apresentou em 2020, dentro das limitadas possibilidades da atual crise, o otimismo continua crescendo para 2021. A expectativa dos especialistas é de que o setor seja mais uma vez um dos destaques do ano, quando comparado a uma das locomotivas que sustenta o PIB brasileiro.
Depois de um ano de retração por causa da pandemia causada pela covid-19, a construção civil deverá ter, em 2021, o maior crescimento para o setor em oito anos. Segundo a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro de 2021 crescerá 3,2%. Segundo dados do site Agência Brasil, se de fato essa perspectiva se confirmar, teremos, neste ano, a maior expansão para esse mercado desde 2013.
Com o início da campanha de vacinação e o avanço da imunização, as empresas começam a ganhar um novo vigor e esperança para o avanço da economia. Um dos crescimentos que se espera é o do PIB do setor da construção civil. O esperado, segundo as informações do Sindicato da Indústria da Construção Civil (SINDUSCON-SP) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV), é um crescimento de 3,8% neste ano.
Em recente artigo no site Construção Latino-Americana, foi destacado o caso do setor de infraestrutura, com diversas concessões realizadas nos âmbitos federal e estaduais, que ressoam positivamente neste ano, por serem projetos com maior duração. Há ainda a expectativa de novos leilões em diversos modais, que têm o potencial de alavancar a crescente demanda por máquinas e, sobretudo, diminuir os gargalos logísticos existentes, que interferem diretamente no custo Brasil e na competitividade do país.
Os especialistas ainda sinalizam uma nova tendência: as empresas não querem mais ter a máquina, mas sim usufruir de seus benefícios, diminuindo custos de capital e riscos. Com isso, a procura por locar equipamentos continuou robusta, inclusive atraindo o interesse de fundos de investimentos.
Isso porque o Brasil é um país de oportunidades em diversos segmentos, com vastas possibilidades de crescimento para a aplicação de máquinas em diferentes frentes de trabalho, como é o caso das Plataformas de Trabalho Aéreo (PTAs), as quais, nesta edição, tiveram as possibilidades de seus usos não convencionais divulgadas.
A ABRASFE propõe cotidianamente uma expertise ágil e direta, que converse com seu público-alvo, por meio de informação, inovação, notícias e muita interlocução para a representatividade de seus associados. As reuniões on-line, os comitês técnicos, as lives – com profissionais técnicos extremamente capacitados – e as parcerias com empresas que atendem às necessidades comuns das empresas do nosso setor revelam a força da entidade e a conexão dela com o futuro.
Na avaliação dos últimos 10 meses, a ABRASFE teve um significativo aumento de curtidas e visualizações em seu site e em suas redes sociais. Só nas redes sociais, conquistou perto de 70 mil visualizações em um único mês, o que consolida o trabalho forte e de valor agregado junto ao setor.
Com a centralização e a parceria de empresas sérias e de alto valor agregado ao mercado, a entidade vem para alavancar a credibilidade da construção civil no Brasil.
Mais do que nunca, a ABRASFE se propõe a ser uma entidade certificadora de qualidade e excelência, com uma agenda positiva para 2021. Vamos, juntos, criar ainda mais mercado para o nosso setor, trazendo visibilidade e chancela de mercado para a construção civil no Brasil.
Por Ricardo Gusmão, Presidente da ABRASFE.