Obra:
Catedral Mundial da Fé
Local:
Rio de Janeiro – RJ
Descrição da obra:
Um templo que recebe milhares de pessoas em seus cultos, é cenário de programas televisivos, e é considerado um dos maiores em sua categoria no Brasil. Estas são algumas características da Catedral Mundial da Fé, a sede estadual da Igreja Universal do Reino de Deus no Rio de Janeiro. A fim de ampliar suas instalações e executar reformas estruturais em sua planta, um grande projeto foi planejado para que todas as particularidades fossem abarcadas, com máxima segurança, do início ao fim da obra.
Neste escopo, constavam a modernização dos sistemas de calefação, sonorização (implantação de novos equipamentos) e a instalação do forro, em placas de gesso acartonado.
Demanda da Orguel:
Após buscar no mercado um fornecedor que utilizasse soluções tecnológicas para dar prosseguimento às obras, o cliente encontrou na Orguel a expertise no desenvolvimento de projetos personalizados, consoante todas as particularidades apresentadas em seu projeto. Assim, coube à Orguel elaborar uma solução de acesso e elevação altamente eficaz para que as obras fossem conduzidas com máxima segurança e com interferência mínima na programação do templo. Isso porque, concomitante às obras, os cultos e as transmissões televisas continuaram ativos, sem prejuízos à rotina do local.
Desafios:
O grande desafio deste projeto reside no fato de que a igreja é frequentada por milhares de pessoas diariamente e os programas televisivos da congregação são gravados no local. Então, a solução a ser empregada para dar vazão às obras precisava agregar alta tecnologia, evitando o uso de equipamentos tradicionais como andaimes metálicos e máxima segurança, para garantir a integridade dos fiéis, das equipes envolvidas na produção televisiva e dos trabalhadores incumbidos de executar as obras.
De acordo Rildo Salgado, Gerente da Unidade Orguel Rio de Janeiro, todo o trabalho foi pautado em análises aprofundadas do local e da solução a ser empregada: “Como havia uma estrutura espacial em todo o telhado, informamos ao cliente as cargas suportadas pelo Sistema de Acesso QuikDeck, este por sua vez, não teve dúvidas! Assim, a fixação da solução foi realizada por correntes, uma peça padrão do Sistema QuikDeck. Para evitar qualquer tipo de dano à pintura dos tubos da estrutura espacial, as correntes foram envolvidas por uma mangueira de nylon.
Solução:
A Orguel executou uma plataforma com cerca de 2.050 m² do Sistema de Acesso Suspenso QuikDeck, que foi remanejada em todas as etapas de colocação do novo forro do templo. A Companhia viabilizou o acesso vertical dos operários através de um Elevador de Cremalheira com 19 módulos de 1,5 m, com alcance de 26 m de altura. Além disso, cerca de oito toneladas do Andaime Multidirecional Mecanflex foram utilizadas na instalação dos forros externos, localizados na área das rampas de acesso.
Em comparação com os andaimes convencionais, a solução proposta pela Orguel, e sobretudo, o Sistema de Acesso Suspenso QuikDeck, propiciou ganhos intangíveis para o cliente. Isso porque os andaimes tradicionais inviabilizariam a continuidade das cerimônias e da dinâmica do local durante todo o período em que se estendeu as obras. Havia uma grande expectativa do cliente quanto a isso, e em especial, que a visibilidade da “Árvore da Vida” não fosse comprometida.
Nesta aplicação, o Sistema de Acesso QuikDeck foi projetado em dois níveis, sendo o primeiro em todo o anel e o segundo, na região da árvore central igreja, de onde foi possível conectar os acessos destes níveis por meio de uma escada de Andaime Multidirecional Mecanflex. No auge da obra, quatro empresas trabalharam simultaneamente com diversos equipamentos sobre o Sistema de Acesso QuikDeck. Ou seja, a solução exclusiva da Orguel no Brasil assegurou máxima segurança aos trabalhadores, por suportar uma alta capacidade de carga e estanqueidade, impedindo a queda de materiais na parte inferior da igreja.
“A solução desenvolvida pela Orguel foi a melhor proposta possível para o desafio do nosso cliente, com destaque especial para o Sistema de Acesso Suspenso QuikDeck, que dispensa apresentações. Sem esta tecnologia, a obra teria seu cronograma esticado em muitos meses, o acesso ao templo e demais áreas teriam sido comprometidos pelo uso dos andaimes tradicionais, o que impactaria, naturalmente em prejuízos. Para se ter uma ideia, após a instalação do Sistema de Acesso Suspenso QuikDeck, o cliente conseguiu recuperar 50% do tempo despendido em atrasos no início da obra. Esta é, sem dúvidas, mais uma grande atuação da Orguel no Brasil.”
Sistema utilizado:
Sistema de Acesso Suspenso QuikDeck
O QuikDeck auxilia em processos de manutenção, montagem e construção, onde são encontrados desafios de altura, difícil acesso ou mesmo instabilidade e restrição ambiental, como é o caso de obras em pontes, viadutos, plataformas de petróleo, unidades industriais, entre outros.
Com flexibilidade para compor diferentes formas geométricas e tamanhos, é montado a partir de um único módulo e pode ser expandido já na posição de trabalho, garantindo a segurança dos operários.