Obra:
Ponte sobre o Rio Guaíba
Local:
Porto Alegre – RS
Descrição da obra:
Foi muito importante logo nos primeiros estudos observar as características da obra e entender as necessidades do empreendimento, com uma extensão de 12,3 quilômetros e com um total de 7,3 quilômetros em Obras de Artes Especiais (OAE), como viadutos e uma ponte sobre os canais navegáveis, atenção especial ao meio ambiente, pelo fato da obra atravessar uma Unidade de Conservação Ambiental, o Parque Estadual Delta do Jacuí, fez com que percebêssemos logo de início que teríamos um estudo bastante particular e especial. A Mills Solaris participou de toda a obra desde o início com soluções inovadoras que aumentaram a produtividade.
Planta da projeção da obra sobre o Rio Guaíba.
Visão geral da obra
Sistemas utilizados:
Na fase de execução dos pilares sobre a água, o uso de Plataformas com sistema em Cremalheira, eliminou a necessidade de gruas e possibilitou a utilização do sistema de fôrmas em alumínio de alta resistência e leveza (ALU-L).
Execução dos pilares com solução de acesso e fôrma com Plataforma Cremalheira e Painel ALU-L.
Execução do tabuleiro principal e içamento das aduelas pré-moldadas:
Na fase de execução do tabuleiro principal, no trecho sobre o Rio Guaíba em balanços sucessivos, utilizamos os carros Içadores de Aduelas Mills Solaris, que possuem a tecnologia única no Brasil de elevação, através de guinchos acionados por motores elétricos, capazes de suspender as aduelas de até 120 toneladas, alturas de 55 metros, em aproximadamente 45 minutos de elevação. Sendo muito mais rápidos e seguros, quando comparado aos sistemas anteriores à esta tecnologia.
As aduelas pré-moldadas foram fabricadas em um pátio industrial e transportadas por balsas com apoio de rebocadores até o local de içamento e içadas através do Içador de Aduelas Mills Solaris, após serem posicionadas são solidarizadas à aduela anterior. Para atingirmos o ciclo de 5 dias para execução de cada par de aduelas, foi fundamental um forte planejamento da Construtora Queiroz Galvão em conjunto com a Mills Solaris e todas as frentes de atividades necessárias a cada ciclo.
Com o auxílio de 4 Carros Içadores de Aduelas Mills Solaris, que contam também com um avançado sistema de segurança, garantindo o içamento com sucesso de todas as 154 aduelas.
Içador de aduelas (posicionamento e içamento).
Solução para assimetria dos apoios AP3 e AP6.
Mais uma complexidade técnica do projeto, foi a assimetria existente na superestrutura dos apoios de extremidade AP3 e AP6 do trecho em balanços sucessivos. Por este motivo não era possível continuar içando aduelas, sem antes proporcionar equilíbrio ao sistema através da construção de um pilar provisório (para cada apoio), que suportasse cargas variáveis de aproximadamente 800 toneladas. A solução que se tornou viável, foi desenvolvida através de uma grande torre provisória metálica com o equipamento SM (Sistema Modular) da Mills Solaris.
Projeto esquemático do içador com a torre SM (pilar provisório).
Içador de Aduelas e torre de SM (pilar provisório).
Solução/equipamento para lançamento de vigas pré-moldadas (Treliça Lançadeira 140/45 (Aspen):
Outra solução/equipamento utilizado na Ponte de Guaíba foi o lançamento das vigas pré-moldadas com o equipamento Treliça Lançadeira 140/45 (Aspen), intitulado por conta de seus limites máximos de capacidade para as operações de lançamento:
- Vão máximo entre apoios: 45 metros;
- Peso máximo da viga pré-moldada: 140 toneladas;
- Lançamentos em Pontes e Viadutos com curvas verticais e horizontais;
- Rampa máxima da declividade para a operação: 6%;
- Raio de curvatura mínimo de 400 metros.
Existem fatores e condições que podem facilitar ou dificultar a operação, e neste caso tivemos situações atípicas de acesso, traçado e elevações, necessitando uma equipe dedicada e um trabalho muito próximo ao cliente, para viabilizarmos soluções que superassem os obstáculos geométricos do projeto.
Execução do trecho de vigas pré-moldadas com a Treliça Lançadeira 140/45 (Aspen).