Avenida Fagundes Filho, 145 – Sala 28
São Paulo/SP CEP: 04304-010

Notícias

Governo estabelece aplicação gradual do BIM em obras de engenharia

O Governo Federal publicou o Decreto 10.306/2020, que estabelece a utilização gradual do BIM (Building Information Modeling) na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia, realizados pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal. A medida abrange a estratégia nacional de disseminação da modelagem no Brasil (Estratégia BIM BR) e foi apoiada por diversas entidades da construção civil.

Segundo Dionyzio Klavdiano, vice-presidente da área de Materiais, Tecnologia, Qualidade e de Produtividade da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), “o decreto reforça que o BIM será implementado de forma gradual, com passos mínimos determinados, mas deixa em destaque que outros órgãos do governo podem, e certamente deverão, se preparar para ampliar o recorte indicado de 2021 até 2028”.

A implementação do BIM ocorrerá em três etapas:

•Primeira fase – a partir de 1º de janeiro de 2021, o método deverá ser utilizado no desenvolvimento de projetos de arquitetura e engenharia, referentes a construções novas, ampliações ou reabilitações, quando consideradas de grande relevância para a disseminação do BIM.
•Segunda fase – a partir de 1º de janeiro de 2024, o BIM deverá ser utilizado na execução direta ou indireta de projetos de arquitetura e engenharia e na gestão de obras, referentes a construções novas, reformas, ampliações ou reabilitações.
•Terceira fase – a partir de 1º de janeiro de 2028, o BIM deverá ser utilizado no desenvolvimento de projetos de arquitetura e engenharia e na gestão de obras referentes a construções novas, reformas, ampliações e reabilitações.

Para saber mais, leia na íntegra o Decreto 10.306/2020.

Via AECweb