OBRA:
BRT (Bus Rapid Transit)
LOCAL:
Ananindeua / PA
O PROJETO:
O projeto no total compreende quatro etapas, que serão executadas posteriormente e o objetivo é que o Transporte BRT chegue até o grande centro de Belém, chamado Ver-o-Peso. A expectativa é que a cidade ganhe qualidade tanto no trânsito quando no transporte.
Segundo o projeto, serão feitas:
• Pistas com três faixas de rolagem nos dois sentidos, com pavimento flexível,
• Faixa (em cada sentido) exclusiva para o BRT Metropolitano,
• Duas ciclovias bidirecionais,
• Gramado próximo à ciclovia para arborização,
• Faixa de piso tátil e rampas de acessibilidade, de acordo com a legislação vigente,
• Além de mobiliário urbano (bancos, lixeiras e abrigos em paradas de ônibus convencionais).
SOLUÇÃO UTILIZADA:
A obra, que conta com soluções avançadas em fôrmas e escoramentos da SH está dividida em etapas, com a construção de estações rodoviárias, prédios de estação de controle, viadutos e túneis, chamados de mergulhão. Na primeira etapa estão sendo executadas as estações rodoviárias com fornecimento de fôrmas Concreform SH, composto por painéis em chassis de aço galvanizado forrados com compensado plastificado. São leves e ao mesmo tempo rígidas, permitindo a redução de até 70% da mão-de-obra. Outro equipamento utilizado é o Andaime de Trabalho Modex ® SH composto por torres com travessas e diagonais unidas por rosetas e modulação a cada
50 cm, pode ser montado em qualquer dimensão, com duas travessas fixadas em qualquer direção. Sua versatilidade permite a montagem da torre em formas circulares e poligonais, e sua utilização em qualquer modulação facilita a distribuição de carga. Além dessas soluções, a SH também oferecerá para a segunda etapa da obra, escoramento LTT versáteis para as lajes e demais estruturas em execução, e Fôrmas Tekko® SH, com uma estimativa de mão de obra de 0,50hh/m².