Canteiros de obra são projetados para o bem-estar dos trabalhadores
Canteiros de obras são normalmente conhecidos por serem instalações provisórias, destinados ao alojamento dos operários, estoque de materiais e equipamentos e refeitório, ou seja, eles estão diretamente ligados à execução da obra. Entretanto, para se projetar um canteiro de obras é preciso considerá-lo não apenas como um local qualquer dentro da edificação, mas sim como um processo que pode viabilizar o bem-estar dos trabalhadores, potencializando os recursos materiais, diminuindo os riscos de acidente, evitando desperdícios e aumentando a produtividade dos funcionários.
Um canteiro de obras está sujeito a uma quantidade considerável de variáveis e necessita de profissionais capazes de projetá-los de forma a prever maneiras de contornar as dificuldades a serem enfrentadas em cada fase da obra, impedindo que a qualidade produtiva seja perdida e que estes sejam locais humanizados que consideram as pessoas que vão participar daquele ambiente. É isso que a Afonso França Engenharia busca ao construir seus locais de obra. Os canteiros projetados pela empresa, que atua há 26 anos no setor, possuem dormitórios, banheiros, copa e todas as outras instalações devidamente pensadas para proporcionar melhor bem-estar de seus colaboradores durante a obra.
Diante dos inúmeros fatores de influência no setor, que estão em frequente alteração, a Afonso França procura constantemente se atualizar em relação às melhores práticas do mercado para garantir a maior segurança na tomada de decisões estratégicas e com isso entregar todas as garantias de prazo, qualidade e transparência para seus clientes. “Os avanços na empresa não acontecem a partir de atos isolados e sim de uma série de ações estruturadas que exigem planejamento e organização”, complementa Afonso.
Para se diferenciar no mercado a empresa está atenta e preparada para as mudanças que devem vir no âmbito da Indústria 4.0, na qual a tecnologia da informação e a automação aplicada aos processos gera melhorias, aumenta a eficiência e, consequentemente, alavanca a competitividade.
Fonte: Obra 24horas