Dicas de organização no canteiro de obras
A organização em qualquer ambiente de trabalho é necessária e no canteiro de obras não é diferente. É fundamental garantir que não haja falhas na execução, desperdícios de mão de obra ou de materiais, e que o trabalho ocorra da melhor maneira, conforme o planejado.
1.Crie uma ferramentaria no canteiro
Infelizmente, é muito comum encontrar, em canteiros de obras, ferramentas espalhadas ou até mesmo jogadas. Além de deixar o local muito desorganizado, isso pode atrapalhar a produtividade, fazendo com que as ferramentas não sejam encontradas quando necessário e que as pessoas se acidentem.
Tudo isso pode ser evitado com a criação de uma ferramentaria na obra. Dessa forma, todas as ferramentas ficam devidamente guardadas, sendo solicitadas apenas quando necessário, evitando problemas e mantendo o canteiro organizado.
2. Mantenha com os pedreiros somente as ferramentas em uso
Todas as ferramentas que estiverem com os pedreiros e serventes devem estar em uso. As demais ferramentas devem ser devolvidas à ferramentaria para garantir a organização do canteiro e deixá-las disponíveis para outras pessoas.
3. Oriente os funcionários a manterem a limpeza
Outra forma de manter a organização do canteiro de obras é orientando todos os envolvidos na obra a manterem o ambiente sempre limpo. É muito importante que latas utilizadas, sacos de cimento, embalagens e outros itens sejam devidamente segregados e jogados no lixo.
Manter o canteiro sujo não transmite boa impressão da obra e deixa o local bastante desorganizado, além de poder causar acidentes de trabalho. Portanto, é fundamental que todos sejam orientados a jogar o lixo nos locais apropriados e manter o canteiro arrumado.
4. Especifique locais para os equipamentos
Todo canteiro de obras deve possuir uma área específica para o “estacionamento” de máquinas e equipamentos. Como a grande maioria das máquinas utilizadas na construção civil é robusta e/ou de grande porte, quando não guardadas no local correto elas podem prejudicar o fluxo de atividades da obra e manter o canteiro desorganizado.
Assim, deve-se delimitar uma área na obra — de preferência, nas margens do canteiro — para que as máquinas sejam deixadas de forma organizada e sem interferir nas operações.
5. Alugue ferramentas e equipamentos
Uma dica para manter o canteiro de obras limpo e organizado é diminuir a quantidade de máquinas e ferramentas nele. Isso pode ser feito optando pelo aluguel dos equipamentos, que são entregues somente quando necessário e recolhidos logo após o uso.
Além de manter menos equipamentos no canteiro e facilitar a organização, consegue-se reduzir os custos da obra, visto que não será necessário comprar diversos itens nem gastar com a manutenção das máquinas.
Agora basta colocar em prática esses dicas no seu canteiro de obras!
[Postado primeiro em g1.globo.com]