OBRA:
CPTM Linha 13 Jade
LOCAL:
São Paulo, Brasil
Desafio Técnico:
Fornecer os equipamentos para atender a demanda logística dessa importante obra do estado de São Paulo e do Brasil, que ao seu final irá beneficiar mais de 130 mil pessoas por dia.
Solução Utilizada:
Destaque para o Balanço Sucessivo CVS, sistema de fôrma e escoramento para execução de aduelas sucessivas in loco em pontes e viadutos que permite vencer grandes vãos sem a necessidade de montar escoramentos sobre o solo, no caso as aduelas possuíam seção contínua de 3,00 x 3,80 x 9,60. O CVS é ideal para vencer vãos sobre rios ou para manter o trafego de vias movimentadas durante a construção, neste caso a rodovia de acesso ao Aeroporto, que não poderia ter seu tráfego interrompido. A grande vantagem do Balanço Sucessivo CVS da ULMA Construction, consiste em seu sistema hidráulico de movimentação e nivelamento, que proporciona grande produtividade e reduz a mão de obra neste quesito. Além dele, foram utilizados consoles trepantes BMK para a execução das abas do tabuleiro, a fôrma COMAIN, sistema leve e flexível para as fôrmas de viga travessa e aduela de disparo com 7,30 x 8,25, em conjunto com as torres de escoramento Cimbre T-60 com até 17 m de altura. Por fim, o andaime multidirecional e escada BRIO, proporcionou o acesso seguro aos trabalhadores nas concretagens e trabalhos nessas estruturas.
Equipamentos utilizados:
Fôrma modular leve COMAIN; Console trepante configurável BMK; Fôrma de tabuleiro para pontes ENKOFORM HMK; Balanço sucessivo CVS; Torre T-60; Andaimes de proteção BRIO; Acessos temporários BRIO; Andaimes para a construção BRIO.