Prefeitura de São Paulo conclui plano para construção de duas vias paralelas à Marginal Tietê.
Enviado à Câmara Municipal, projeto prevê duas novas avenidas com mais de 30 km de extensão e o alargamento de vias já existentes
Luísa Cortés, do Portal PINIweb
Segundo a Prefeitura, essas medidas “irão contribuir para consolidação da rede de transporte público, configurando corredor perimetral conectado às estações de trem e metrô existentes, como as linhas 8, 11, 12 da CPTM, linhas 1 e 3 do Metrô e estações e linhas futuras, como a 9 e 13 da CPTM, e 6, 16, 19 e 23 do metrô”.
Fazem parte dessa medida os Apoios Norte e Sul, sendo o Norte responsável pela conexão da estação Leopoldina da CPTM, transpondo o rio Tietê, seguindo pela Vila Jaguara, Rodovia Anhanguera, Jardim São Domingos, bairros do Piqueri, Freguesia do Ó, Limão, Casa Verde, Santana, Parque Vila Maria, Parque Novo Mundo, Avenida Carvalho Pinto, chegando finalmente, até o Corredor Tiquatira. O percurso é de 24,5 km.
Um ramal desse corredor também está previsto, que parte do trecho Parque Vila Maria e conecta-se à estação Tatuapé da CPTM e do Metrô, passando pelo Apoio Urbano Sul e pelo Corredor Celso Garcia.
Na altura do Jardim São Domingos, a obra deve alcançar a faixa de domínio de alta tensão da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP) e da AES Eletropaulo, e deve seguir por ela até Santana.
Já o Apoio Urbano Sul consiste na extensão do corredor Edgar Facó, Ermano Marchetti, Marquês de São Vicente em direção ao Bom Retiro, Canindé, Pari, Belém, Tatuapé e Terminal Aricanduva, onde se conecta ao Corredor Celso Garcia. Sua extensão é de 9,8 km.
Outra medida do novo plano é o Eixo Norte-Sul, cujos melhoramentos viários previstos conectarão os Apoios Urbanos Norte e Sul à Linha 1 do Metrô e ao corredor de ônibus Norte Sul. Isso se dará com a requalificação de avenidas, como a Avenida do Estado e de eixos formados pelas avenidas Tiradentes e Cruzeiro do Sul, e com a criação de passagens transversais ao rio.
Na porção Norte, as conexões darão acesso ao Complexo Anhembi e ao Campo de Marte, assim como aos lotes localizados ao longo do córrego do Carandiru, o que garantirá a abertura de vias complementares que poderão beneficiar os bairros de Vila Guilherme e de Santana.
O eixo ferroviário da Lapa, também previsto no plano, consiste na implantação da ponte sobre o Rio Tietê ao longo da Avenida Raimundo Pereira Magalhães, o que deve melhorar a ligação entre as duas margens e garantir o escoamento desse novo fluxo viário para a região da Lapa.