Avenida Fagundes Filho, 145 – Sala 28
São Paulo/SP CEP: 04304-010

Cases : CASE ASSOCIADO ABRASFE

CLIENTE: Solução exclusiva do Grupo Orguel no Brasil é utilizada na restauração da Ponte Hercílio Luz

OBRA:

Restauração da Ponte Hercílio Luz

LOCAL:

Florianópolis – Santa Catarina

Sobre o projeto:

A ponte Hercílio Luz, um dos principais cartões postais de Florianópolis/SC, é a maior ponte pênsil do Brasil.

Inaugurada em 1926, a estrutura tem 821 metros de comprimento e foi construída com o objetivo de ligar a parte insular da capital ao continente, substituindo o antigo serviço de ligação por balsas. Após 20 anos fechada para o trânsito de veículos, devido às necessidades de reparos que comprometiam a segurança dos usuários, o Governo de Santa Catarina iniciou o trabalho de restauração da ponte, sob a responsabilidade da empresa portuguesa Teixeira Duarte Engenharia e Construções S/A.

Sobre a ponte: A estrutura de aço da ponte Hercílio Luz tem o peso aproximado de 5 mil toneladas, e os alicerces e pilares consumiram 14.250m³ de concreto. As duas torres principais têm 74,21m de altura. O vão pênsil tem uma altura média de 30,86 m em relação ao nível do mar e a carga total nas cadeias de barras de olhal é de 4.000 toneladas-força.

Demanda Grupo Orguel:

Elaborar um projeto especial de acesso à parte inferior da ponte, causando os menores impactos possíveis à estrutura. Para atender à demanda era necessário um equipamento que facilitasse o acesso às bases inferiores da ponte e possibilitasse a troca de toda a parte de madeira e cabos de aço, além de algumas peças metálicas e vigas em estado de corrosão.

O grande desafio técnico foi vencer as dificuldades relacionadas às questões climáticas, uma vez que a obra foi realizada no mar, com muito vento. Uma alternativa seria a utilização de andaimes dependurados à estrutura, porém isso aumentaria drasticamente o tempo de montagem, além de comprometer a segurança dos trabalhadores e aumentar a tensão sobre a ponte.

O trabalho sobre o mar com muitas interferências estruturais e altura elevada são particularidades bastante singulares da obra e que precisaram ser consideradas com máxima importância.

Solução Utilizada:

O Sistema de Acesso Suspenso QuikDeck foi a solução proposta pelo Grupo Orguel como forma de proporcionar maior produtividade, segurança e estabilidade para o trabalho. O Sistema QuikDeck tem menor peso e maior capacidade de carga, se comparado ao andaime tradicional, o que facilita a montagem e não sobrecarrega a estrutura da ponte, que está comprometida.

Outra grande vantagem do Sistema QuikDeck é a sua forma de montagem que dispensa apoio no solo, sendo montado de cima para baixo, a partir de um único módulo. Sua flexibilidade permite compor diversos formatos geométricos, contornando com facilidade os obstáculos estruturais e os tramos muito fechados da ponte.

Somente para se ter uma ideia, a montagem de um andaime tradicional em uma área de 400 m² leva cerca de 25 dias, enquanto o Sistema QuikDeck é montado em 4 dias, com o mesmo número de trabalhadores. A previsão é que o Sistema de Acesso Suspenso QuikDeck seja utilizado por dois anos na obra.

A segurança e a alta produtividade proporcionadas pelo Sistema de Acesso Suspenso QuikDeck são fatores fundamentais para que a obra, tão esperada pela população de Florianópolis, mantenha o ritmo acelerado e seja finalizada no prazo acordado. Esta é mais uma grande obra brasileira que conta com a expertise e a excelência do Grupo Orguel.

Equipamento utilizado:

Sistema de Acesso Suspenso QuikDeck

Link útil:

www.grupoorguel.com.br/quikdeck

 

Veja as imagens da obra:

20160721_085616 20160721_150453 20160721_164225 20160824_161447 IMG-20160819-WA0011