Avenida Fagundes Filho, 145 – Sala 28
São Paulo/SP CEP: 04304-010

Cases : CASE ASSOCIADO ABRASFE

CLIENTE: Racional

OBRA:

PROJETO SIRIUS – ACELERADOR DE PARTÍCULAS

Data da obra (início e previsão de término):

07/2017 A 11/2017

LOCAL:

Rua Giuseppe Máximo Scolfaro, 10.000, Polo II de Alta Tecnologia de Campinas (Próximo ao CPqD) – Campinas – SP

Sobre o projeto:

Sirius, a nova fonte de luz síncrotron brasileira, será a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no País e uma das primeiras fontes de luz síncrotron de 4ª geração do mundo. É planejada para colocar o Brasil na liderança mundial de produção de luz síncrotron e foi projetada para ter o maior brilho dentre todos os equipamentos na sua classe de energia.

Um dos maiores desafios do Sirius é a sua estabilidade dimensional, térmica e vibracional. Por isso, o prédio de 68 mil metros quadrados que abrigará os aceleradores de elétrons e as estações experimentais estará entre as obras civis mais sofisticadas já construídas no Brasil.

Desafio Técnico:

O cliente precisava de uma estrutura que suportasse um container de 16 toneladas mais uma bobina de 3 toneladas. Dentro do container há uma refiladora que produz as telhas da cobertura e por este motivo era necessário que o nosso andaime além de suportar esta carga ele tivesse a altura de 10,50m pois assim que produzida a telha é aplicada no local. Um dos grandes desafios era como resolver a estabilidade do andaime sem utilizar estaios, devido a várias interferências no local, após vários estudos optamos pela utilização de contrapesos para balancear a estrutura.

Solução Utilizada:

Utilizamos o sistema de tubo de encaixe (andaime multidirecional speed) o que possibilitou a montagem e desmontagem rápida.

Equipamentos utilizados:

ANDAIME SPEED, ESCORAMENTO, TUBO E ABRAÇADEIRA, PRANCHÃO DE MADEIRA.

 Veja as imagens da obra:

acelerador-de-particulas_sirius

drone

equipamento montado

Foto por do sol2

IMG-20170802-WA0005

IMG-20170802-WA0009

IMG-20170802-WA0015

SIIRIUS