Avenida Fagundes Filho, 145 – Sala 28
São Paulo/SP CEP: 04304-010

Cases : CASE ASSOCIADO ABRASFE

CLIENTE: ROHR

OBRA:

Ponte de Laguna

LOCAL:

Brasil

DESAFIO TÉCNICO:

Construir a nova ponte de Laguna (também conhecida como Ponte Anita Garibaldi), sobre o Canal das Laranjeiras na cidade de Laguna, no estado de Santa Catarina.

SOLUÇÃO UTILIZADA:

A nova ponte de Laguna foi construída entre 2012 e 2015, sendo a principal obra do trecho da duplicação da BR101, entre Osório/RS e Curitiba/PR.

A ROHR forneceu, em sua totalidade, os equipamentos, soluções de engenharia e suporte técnico para:

• Cimbramentos dos vãos em terra.
• Cimbramento das vigas travessa, tanto em água como em terra.
• Formas metálicas para a concretagem dos mastros dos vãos estaiados e andaimes.
• Escadas metálicas para toda a obra, com destaque para os mastros.

COMO FOI REALIZADO CADA PROCESSO?

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Os cimbramentos dos vãos em terra foram executados com as torres metálicas tipo ETEM, que possuem alta capacidade de carga, travamentos em estrutura tubular e, sobre as torres, vigas metálicas. Foram desenvolvidas soluções sofisticadas, envolvendo a transposição da ferrovia, não sendo possível o apoio do cimbramento diretamente no solo e necessitando vencer grandes vãos livres com perfis metálicos.
As vigas travessa foram cimbradas com sistema semelhante, com destaque para as vigas em água, onde as torres ETEM foram apoiadas sobre perfis metálicos. Em cada viga foi montada uma escada Kibloc para acesso.

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Foram montadas estruturas de suporte sobre o tabuleiro da ponte para a montagem da treliça que lançou as aduelas pré-moldadas. Foi um projeto bastante complexo, envolvendo esforços que exigiram soluções especiais para viabilizar a montagem.

Para a concretagem dos mastros dos vãos estaiados, foi utilizado sistema de formas metálicas trepantes, tipo faresin, que demandou grande complexidade na solução técnica devido às particularidades do projeto, como variações na seção do mastro à medida que ia subindo, interferências com outros sistemas como o estaiamento com cabos e outras particularidades na geometria. As operações para subir a forma trepante, com o auxílio da grua, sempre proporcionaram um desafio extra, devido ao constante vento da região.
Para viabilizar a montagem do sistema de formas e proporcionar um acesso seguro à equipe da obra, foram montados uma escada Kibloc tipo degrau e patamar e um andaime em Kibloc envolvendo todo o mastro. A escada e o andaime atingiram uma altura total de, aproximadamente, 70m.

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Melhorando o trânsito, dando segurança e confiança à população e turistas, além de contribuir com o desenvolvimento de toda a região impactada, a Ponte de Laguna desempenha hoje o seu trabalho de forma magnífica. A atenção em cada detalhe e a preocupação em usufruir dos melhores recursos para o bem-estar geral faz com que tenhamos certeza de que a Ponte Anita Garibaldi teve o sustento de uma empresa comprometida com o sucesso de todo o projeto. Do início ao fim, é preciso que haja um engajamento de toda a equipe para que, na prática, sejam aplicados os valores que acreditamos ser os alicerces de um trabalho bem feito e com o propósito de fazer a diferença na vida das pessoas.

A ROHR orgulha-se desse importante case e trabalha para que outras obras contenham essa base, afinal, podemos construir grandes oportunidades ao nos dedicarmos a cada novo desafio.

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