Notícias

Realizada no início de Junho em São Paulo, a Semana das Tecnologias Integradas – SOBRATEMA SUMMIT 2017 trouxe dentro de sua programação voltada para o mercado de construção civil, o 5º Congresso Nacional de Valorização do Rental, organizado pela ANALOC (Associação Nacional dos Locadores de Máquinas e Equipamentos). Mas além dos debates dentro desta programação específica realizada no segundo dia de evento, o mercado de locações foi um tema recorrente nos seminários e palestras.

Em coletiva de imprensa realizada no SUMMIT, a diretoria da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração – SOBRATEMA ressaltou que neste período em que o Brasil começa a sair da crise, as oportunidades para o mercado de locação vem surgindo. De acordo com o vice-presidente Eurimilson Daniel, os juros altos e o risco ainda alto favorecem a procura pelo rental: “Pode ser que seja uma oportunidade para o mercado de locação crescer justamente por conta de os juros hoje que estão mais altos e o risco ainda é iminente com relação à continuidade – no nosso fórum foi comentado que dois governadores rasgaram o contrato de concessão e isso não pode acontecer no país, isso tira a segurança de quem quer investir em longo prazo… E aí, mais uma vez surge o mercado de locação como opção. Basta saber se o mercado de locação vai estar preparado para atender a toda esta demanda”.

Ainda segundo ele, a credibilidade do setor é outro fator que favorece a construção de um bom momento para o mercado de locações: “A relação com os fabricantes é uma relação altamente legal e já com padrões, porque o locador sempre carregou um risco maior, sempre colocam um banco na frente para financiar e dar segurança para os fabricantes. Então essa relação é uma relação que não vejo problema nenhum e que não tem histórico de corrupção e de investimento indevido. É um mercado altamente produtivo e um mercado muito bem analisado”.

Para finalizar, o vice-presidente da Sobratema ressaltou ainda que a demanda pode ser tão grande que até locadoras estrangeiras podem se beneficiar do momento: “Dentro das oportunidades que forem surgindo no mercado haverá locadores, talvez até locadores que venham de fora para ocupar um espaço e o mercado de locações enxerga isso como oportunidade”, concluiu.

Via Portal do Locador