Notícias

Um dos locais onde existe bastante acidentes de trabalho, infelizmente alguns fatais, é o canteiro de obras.

Os ambientes das construções oferecem muitos riscos para os operários, por isso, eles precisam receber treinamento adequado, EPI´s próprios para a função que vão exercer e orientações para que a saúde deles seja preservada.

Nesse post, mostramos  4 situações que oferecem grande risco para os trabalhadores na construção e qual é a melhor maneira para evitar esses acidentes. Veja:

Quedas

Esse risco está presente em todos os tipos de obras – desde construções até demolições. Sempre que houver trabalho em altura esse risco é real e infelizmente responsável pela grande maioria das fatalidade e acidentes. Além de usar andaimes, as medidas de segurança devem ser observadas e o equipamento de segurança precisa ser utilizado. Deve-se fornecer treinamento específico para trabalhos em altura (NR- 35), assim se garante mais segurança aos colaboradores.

Movimentações de objetos ou materiais

Sempre existem materiais chegando em um canteiro de obra, bem como máquinas, ferramentas grandes e pequenas, sendo transportados e levados de um lugar para outro. Assim o ambiente fica propicio para quedas e deslizes de materiais, que podem acabar atingindo algum colaborador. Por isso, usar os EPI para segurança e ter muita atenção enquanto manuseia os materiais.

Choques elétricos

Podem acontecer devido a fios de eletricidade expostos, onde há uma grande circulação de trabalhadores ou quando as instalações são mal feitas. Quando as normas de segurança são observadas e seguidas esse risco diminui. Protegendo de forma correta o ambiente elétrico da obra, equipando os trabalhadores com EPI apropriados e treinando-os para que façam seu trabalho sempre de forma consciente, vai garantir mais segurança. Para os trabalhadores da área elétrica é obrigatório o certificado de treinamento em NR-1º (básico/SEP).

Via Olímpia 24 Horas