Notícias

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) vai mapear as áreas de médio e alto risco de deslizamentos e inundações de municípios contemplados pelo Plano Preventivo de Defesa Civil do estado de São Paulo. A ação é fruto de um contrato assinado com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Estado de São Paulo.

Entre as cidades estão duas da Baixada Santista – Cubatão e Mongaguá – e outras nove localizadas no interior do Estado – Araraquara, Atibaia, Bebedouro, Miracatu, Piquete, Poá, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Votorantim. Essas últimas foram indicadas como prioridades por não terem informações atualizadas sobre riscos de deslizamento ou inundações.

Os projetos serão realizados pela Seção de Investigações, Riscos e Desastres Naturais do IPT, por meio de visitas técnicas aos municípios. Posteriormente, as informações serão organizadas em mapas, imagens e documentação fotográfica que especificarão a quantidade de imóveis e pessoas em risco e tipologia do processo (deslizamento, inundação, solapamento de margem). O relatório ficará disponível em um Sistema de Informações Geográficas a fim de auxiliar no gerenciamento das áreas e estabelecer parâmetros técnicos para melhorias.

Via AECWeb