Avenida Fagundes Filho, 145 – Sala 28
São Paulo/SP CEP: 04304-010

Cases : CASE ASSOCIADO ABRASFE

CLIENTE: ULMA Construction

OBRA:

Usina Hidrelétrica Belo Monte

LOCAL:

Brasil

DESAFIO TÉCNICO:

Construir a 3ª maior usina hidrelétrica do mundo com capacidade de produzir aproximadamente 11 mil megawatts de potência, aproveitando o relevo da região e com o mínimo possível de alagamentos.

SOLUÇÃO UTILIZADA:

No sitio Pimental localizado a 40 km de Belo Monte, está em construção uma barragem de 30 metros de altura composta por uma casa de força complementar, 6 turbinas bulbo e um vertedouro de 18 comportadas. O túnel de sucção que leva a água até a turbina possui um formato diferenciado. A entrada é circular e a saída é quadrada. Para este projeto em especial, foi utilizado o sistema MK da ULMA, especialmente desenvolvido para construções de alta capacidade de carga e com uma grande versatilidade de aplicações. O escoramento que se move por meio de trilhos garante agilidade e racionalização na execução, gerando economia de tempo e mão de obra. A forma é montada do lado de fora do túnel, e lançada com a ajuda de um guindaste no local de aplicação. Após o trabalho concluído, o guindaste retira a forma e a leva para ser utilizada em outro lugar.

Outras soluções proporcionadas pelo sistema MK que merecem destaque é na formação de torres para o escoramento de alta capacidade de carga para a estrutura do peito de pombo e também para o escoramento da estrutura do Stay Column.

A 3ª maior usina hidrelétrica do mundo terá capacidade de produzir aproximadamente 11 mil megawatts de potência, o que significa que ela sozinha poderá abastecer 26 milhões de habitantes com perfil de consumo elevado como nas grandes captais brasileiras.

ULMA Construction participa desta grande empreitada com o fornecimento de formas especiais, escoramentos e acessos para vencer os desafios do projeto e ajudar a garantir a produtividade da maior obra do Brasil. Os projetos foram desenvolvidos junto com o corpo técnico de engenharia, a fim de adequar as soluções as reais situações exigidas.

Os produtos utilizados foram:

Forma de tabuleiro para pontes ENKOFORM HMK

Treliça de grande carga MK

Carro de parede MK

Cimbre de grande carga MK

• Torre T-60

Andaime para a indústria BRIO

Assista o vídeo abaixo para saber mais!