Notícias

A tecnologia vem cada vez mais ganhando espaço entre engenheiros e calculistas, com inovações que facilitam o dia a dia. Porém, o talento e a capacidade de inovar, ainda é um grande diferencial do ser humano.

Disponível para sistema operacional iOS, o Mathpix consegue solucionar equações matemáticas escritas à mão, nas próprias folhas de caderno, de maneira simples e rápida: após tirar a foto da escrita, corte a equação que deseja resolver e… voilà! O aplicativo vai dar a resposta automaticamente e ainda apresentará um gráfico.

mathpix_01_blog-da-engenharia

Segundo os criadores do Mathpix, a ferramenta é capaz de mostrar maneiras alternativas, encontrar derivadas e solucionar integrais (ver vídeo abaixo). Outra vantagem é que, diferentemente da maioria dos apps de cálculo, que resolvem um problema sem mostrar como chegou na resposta, o Mathpix apresenta o caminho para chegar à solução.

Isso se deve ao fato de que interfaces complexas podem ocasionar dúvidas, por exemplo se o usuário inseriu a equação de modo correto, já que não costumam mostrar como resolveram a proposta. O Mathpix, por outro lado, lê a equação matemática manuscrita na folha de papel e a resolve rapidamente, com um passo a passo.

Ou seja: é mais do que uma ferramenta que oferece a resposta correta, mas um “professor eletrônico”, que ensina a resolver as equações por conta própria. Assim, você aprende para, na hora da prova, conseguir tirar de letra as temidas derivadas e integrais.

Agora, que tal baixar o aplicativo, testar e contar para a gente se ele é realmente tudo isso que promete? Compare com outros apps, como o PhotoMath, e diga o que achou dessa novidade.

Fonte: Interesting Engineering