Notícias

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) colocou em Consulta Nacional até o dia 16 de outubro o projeto das quatro partes da NBR 16633 – Elaboração de Orçamento e Formação de Preço para Obras de Infraestrutura. O objetivo da Comissão de Estudo Especial de Elaboração de Orçamentos e Formação de Preços de Empreendimentos de Infraestrutura (ABNT/CEE-162) foi facilitar o cálculo de custos no setor de arquitetura e engenharia consultiva.

Os textos contam com referências, cálculos de orçamentos e formação de preços de serviços. “A norma define critérios e procedimentos para que as empresas de arquitetura e engenharia consultiva possam formar preços adequados para a remuneração dos serviços, tendo como premissa básica viabilizar a execução de trabalhos segundo a boa prática do setor, com a manutenção das condições técnicas e de atualização tecnológica, estruturais e financeiras das empresas, assim como das perspectivas de evolução e progresso”, comentou o presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco/SP), Carlos Roberto Soares Mingione.

As quatro partes da NBR 16633 são: Terminologia; Procedimentos Gerais; Elaboração de Projetos e Gestão de Obras; e Execução de Obras de Infraestrutura. Após o término da consulta pública, a ABNT irá analisar todas as sugestões recebidas para melhorias no texto, se necessário. “Esperamos, também, que com a aprovação da norma sejam minimizadas as frequentes divergências de interpretações e de critérios adotados na composição de preços elaboradas por contratantes e licitantes ou contratados”, finaliza Mingione. Para participar da consulta pública nacional, clique aqui.

via CBIC